Visitando o viaduto Landwasser
Cantões: Grisões (Graubünden)

Visitando o viaduto Landwasser

02 jan 2021

A linha ferroviária Álbula/Bernina da companhia Rhatische Bahn (Rhb) que cruza os Alpes entre a Suíça e a Itália, é uma das linhas de trens mais espetaculares do mundo. São 122 km cruzando 196 pontes, 55 túneis e uma paisagem de tirar o fôlego. Em 2008 essa linha ferroviária foi declarada patrimônio da humanidade pelo Unesco.

Com certeza você já ouviu falar das rotas panorâmicas Bernina e Glacier Express que circulam por essa linha ferroviária, mas com certeza você já deve ter ouvido falar e visto várias fotos nas mídias sociais do maior destaque do percurso entre Thusis e St Moritz o Viaduto Landwasser.

Você quer ver ele de perto e tirar aquela famosa foto do trem vermelhinho cruzando o viaduto? Então aqui estão as minhas dicas para você conhecer esse lugar, mas primeiro vamos a alguns fatos sobre o mesmo.

Informações sobre o viaduto

Localizado entre os municípios de Schmitten e Filisur o Viaduto foi construído entre os anos de 1901 e 1902 para a época essa construção foi um grande feito arquitetônico.

Com 65 metros de altura e 136 metros de comprimento é uma imponente construção onde circula por dia cerca de 60 trens.

Como chegar:

Se você for de carro, coloque no seu GPS Parkplatz Landwasserviadukt. Dirigindo desde Chur o estacionamento está do lado esquerdo da estrada antes de chegar em Filisur. Na entrada da área de estacionamento você encontrará algumas barracas vendendo produtos locais.

Se você decidir ir de trem, tem que descer na estação de Filisur e caminhar por mais ou menos uns 30 minutos até o mirante sul, se você quiser visitar também o mirante norte tem uma trilha que te leva até o estacionamento que mencionei acima perto do rio, ou seja a parte de baixo do viaduto e de lá outra trilha até o mirante.

Visitando os mirantes

No local você encontrará três mirantes um ao norte e outro na parte sul do viaduto, mas fora esses dois mirantes, você pode observar o viaduto, do mirante que fica no rio, ou seja logo embaixo do mesmo e se você atravessar a ponte e passar por baixo do viaduto para o outro lado, você terá também uma vista linda do mesmo.

A primeira vez que visitamos esse lugar estavamos passando o natal em Davos e dirigimos por uma linda estrada até filisur onde estacionamos o carro na estação de trem e caminhamos até o estacionamento Parkplatz Landwasser viadukt essa caminhada dura uns 30 minutos e de lá caminhamos beirando o rio até chegar a um ponto que se você seguir em frente a sua direita chegará no mirante no rio, logo embaixo do viaduto e se você seguir a sinalização a esquerda nessa bifurcação, você segue sentindo mirante norte.

Preferimos fazer a caminhada curta até o mirante no rio, na parte de baixo do viaduto, encontramos um grande lugar aberto, e passamos boas horas ali, tirando fotos, curtindo o lugar , admirando a grandiosidade da construção e vendo os trens passarem.

Na primeira vez que visitamos não tinha um quiosque que acredito que funcione somente no verão e não lembro das mesas para piquenique e madeira para acender a churrasqueira e tão pouco de um livro para crianças contando a aventura de Türli e Flidari na linha Albula. Acredito que sejam aquisições novas do lugar.

O caminho até o mirante no rio é possível fazer com carinho de bebê, é todo de cascalho, o caminho até o mirante norte e o caminho da Estação de Filisur até a parte baixa no rio que é pela floresta, infelizmente não é acessível com carrinho.

Aproveitamos e fizemos também uma pequena trilha na parte de trás do viaduto, que nos dá, uma perspectiva diferente do mesmo e até a parte debaixo do viaduto Schmitten. Como o Nico era bem pequeno tinha menos de dois anos e tinha um pouco de neve, e o caminho fica um pouco escorregadio decidimos não arriscar fazer a trilha até o mirante norte, apesar de ser fácil.

Voltamos pelo mesmo caminho a filisur e pegamos um desvio até o mirante sul, essa caminhada da estação de trem até o mirante leva também uns 30 minutos. Por lá ficamos esperando o trem passar e fizemos um piquenique.

Recentemente no caminho para o Lago da palpuogna decidimos parar novamente no local e dessa vez explorar o mirante na parte norte do viaduto que é de onde você ja deve ter visto as fotos lindas do trem vermelhinho cruzando-o.

Como expliquei anteriormente assim que você estaciona o carro e caminha beirando o rio, você encontrará a bifurcação a sua esquerda tem a placa indicando o caminho até o mirante norte.

A caminhada de uns 25 minutos até o topo é por um estreito caminho íngreme através do bosque, mas fácil para crianças, ele se aplana quando passamos pelo pequeno viaduto Schmitten, continue seguindo, o caminho é bem sinalizado, aqui você pode seguir reto ou pegar um desvio subindo, pois o mirante norte possui três deques de observação é só escolher um e esperar o trem passar. Recomendo visita-lo nos meses de primavera,verão e outono, como mencionei acima no inverno você pode encontrar neve no local e dificultar a subida.

Quando o trem passa?

A cada hora passa dois trens um de cada direção com um pequeno intervalo de mais ou menos 08 minutos. O que vai em direção a St moritz passa um pouco antes da hora e o que vai em direção Chur logo após a hora.

Você encontrará espalhado nos mirantes QR code com o horário dos trens, por exemplo se você escannear em um determinado horário ele te dará os horários dos trens que passará na próxima hora. Bem organizado, como tudo na Suíça.

Como vocês observam aqui o QR code na mesa para scannear

Como vocês perceberam fizemos a visita aos três mirantes em épocas diferentes, mas digo que dá para fazer tudo em um dia só se você se planejar bem em umas três horas e ainda com tempo para um piquenique.

Aproveitem o passeio !

Com carinho,

Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário