Vamos passear de trem? Conheça o Bernina express, a rota mais linda da Suíça
Cantões: Grisões (Graubünden)

Vamos passear de trem? Conheça o Bernina express, a rota mais linda da Suíça

26 mar 2020

O transporte público na Suíça é eficaz e de qualidade e andar de trem por aqui é poder apreciar da janela as mais belas vistas de cidades, montanhas e lagos com uma infraestrutura impecável.

Fora as rotas regionais, a Suíça oferece também algumas rotas conhecidas como panorâmicas que você já deve ter ouvido, afinal são um dos maiores destaques do turismo por aqui.

Essas rotas panorâmicas sempre ligam um ponto ao outro, passando por paisagens belíssimas e com o Bernina Express não podia ser diferente, a viagem que começa na cidade mais antiga da Suíça, Chur, percorre 156 quilômetros passando por 55 túneis e 196 pontes e viadutos, te levando ate a cidade de Tirano (Itália), e se você quiser dar uma esticadinha na sua viagem tem um ônibus que te leva até Lugano na parte italiana da Suíça, mas somente no verão.

Quando você embarca, no seu assento reservado você encontrara um pequeno guia informativo sobre o Berninapass com oferta de souvenires e uma pequena oferta de petiscos e bebidas.

Saindo de Chur o trem entra no vale Domleschg que está estrategicamente posicionado na rota para três principais passagens alpinas: o Passo Splügen, o Passo San Bernardino e o Passo Julier, nesse trecho você terá a oportunidade de apreciar a vista de vários castelos. Você sabia que essa é a região Suíça mais rica em castelos e fortalezas? Nesse trecho da para ver também o desfiladeiro Viamala.

O trem segue a sua rota em direção ao passo Albula famoso pelos seus túneis helicoidais, pontes e viadutos. Nesse trecho os highlights ficam por conta do Viaduto Landwasser com seus 60 metros de altura e com certeza o ponto mais fotografado da viagem aquele momento que todos vão à janela para fazer aquela foto linda do trem na curva entrando no túnel. E o outro highlight é quando no trecho de Bergün a Preda o trem passa pelos túneis helicoidais dando a volta no vale quatro vezes, são quatro diferente ângulos de uma mesma viagem.

Passando o túnel entramos na região do alto Engadin e o highlight desse trecho é St.moritz, o famoso resort de esqui onde o sol brilha em torno de 320 dias ao ano e onde as maiores grifes de roupa fazem parte do cenário da cidade juntamente com o lago e as montanhas.

O trem continua viagem agora pelo passo Bernina, o trecho mais lindo dessa viagem e os highlights aqui são muitos como a curva montebello de onde se tem uma vista espetacular do Piz Bernina e da geleira Morteratsch, seguindo para outro ponto lindo o lago bianco na estação Ospizio Bernina, o ponto mais alto dessa viagem, passando por Alp grüm, Poschiavo, lago Miralago, o viaduto circular Brusio que é o marco da linha Bernina e um lindo cartão postal e finalmente fazendo uma chegada linda em Tirano.

Todo esse percurso é feito em mais ou menos 4h13 na linda ferrovia rética (Rhb) que desde 2008 faz parte da Unesco World Heritage.

Nós fizemos todo o percurso e foi bem cansativo para o nosso filho, então aproveitamos para almoçar e passear por Tirano e na volta pegamos um trem regional até a cidade de Pontresina, onde ficamos por uma noite para explorar um pouco mais a região.

Assim como o Glacier, o Bernina para em várias estações na qual você pode embarcar, mas desembarque no trecho Chur – Tirano só é permitido a partir de Alp Grüm #ficaadica para quem quer fazer uma rota mais curta. Qual o melhor lado para sentar? No Bernina express definitivamente à direita do trem na direção Chur — Tirano.

Quando ir

Essa rota funciona o ano todo, e nós a fizemos no verão, mas eu fiz também no outono e confesso que as cores do outono me cativaram definitivamente e acho sem dúvida a melhor época para fazer a viagem, mas ainda vou tentar no inverno ;-).

Tickets

GA, Halbtax ou tageskarte da gemeinde são aceitos e para turistas o Swisstravel pass é uma boa opção. Nós compramos o tageskarte da gemeinde e depois, só pagamos o custo adicional para a reserva do assento.

Essa sem dúvida foi a viagem de trem mais linda que já fizemos e como nós esperamos que vocês possam curtir essa viagem e se forem passear de trem panorâmico, voltem aqui para nos contar! Não deixe de nos seguir no facebook, Pinterest e Instagram.

Com carinho.

Rita

www.rhb.ch

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

2 comentários
  1. Irani
    21 jan 2023

    Olá
    Adorei sua experiência e fico agradecida por compartilhar, gostaria de saber se o Bernina Express faz o trecho voltando de Tirano a Chur, só estou encontrando nos sites o percurso que você fez, de Chur a Tirano, se puder me responder agradeço. Muitas felicidades para você e sua família!

    • Oi me lembro que quando reservei a minha viagem, nós tínhamos planejado voltar ate pontresina, no bernina e tínhamos ate reservado o assento, mas no final ja tínhamos almoçado e passeado por tirano e teríamos que esperar bastante, decidimos fazer a volta no trem regional. Mas sim, ele volta de tirano a chur