Vamos passear de trem? Conheça o Glacier express o famoso trem panorâmico Suíço
Passeios e Atividades Transporte Viagens

Vamos passear de trem? Conheça o Glacier express o famoso trem panorâmico Suíço

13 fev 2020

Com o lema Window to the Swiss Alps (janela para os Alpes suíços) a viagem no Glacier Express é sem dúvida feita numa das mais belas linhas ferroviárias do mundo e liga os famosos resorts de esqui de St Moritz e Zermatt ou vice-versa.

E você pode ter certeza que a viagem no Glacier é tudo ( e aqui eu usaria o adjetivo espetacular) menos rápida, afinal estamos falando do trem mais lento do mundo (35 km por hora) levando mais de 8 horas para percorrer a distância entre essas regiões, passando por 91 túneis e 291 pontes, serpenteando por cenários espetaculares de tirar o fôlego.

A viagem

A nossa viagem começou em Zermatt onde tinhamos ido passar alguns dias de férias, então decidimos que era hora de fazer a rota do Glacier express e valeu a pena! eu particularmente já tinha feito a primeira vez que estive na Suíça a rota de chur a St. Moritz e tinha adorado, agora era a hora de mostrar para o filho que gosta muito de viagens de trem.


Quando você embarca no seu assento reservado você encontrara um pequeno guia informativo sobre o Glacier e fones de ouvidos, durante o percurso ao escutar alerta (sino) é só colocar os fones de ouvido e ouvir informações sobre cada trecho do passeio.

No trecho de Zermatt a Brig a vista da montanha Matterhorn vai ficando para trás e o trem vai serpenteando por riachos e paredões de rochas de até 4000 m de altitude, paisagem típica do cantão Wallis.

A foto não está boa, devido o reflexo, mas ao fundo é a famosa Matterhorn

A segunda parte o trem deixa a estação de Brig em direção a Andermatt, nesse ponto o trem começa a subir o vale em direção a passagem alpina Furka que liga o cantão wallis ao cantão Uri. O highlight desse trecho é a geleira Aletsch a maior da Europa. Já estivemos em Bettmeralp para ver a geleira Aletscher de perto, um passeio incrivel, mas sei que muitos preferem ver a geleira desde a Jungfraujoch, ângulos diferentes para uma paisagem linda.

Em Andermatt cidade alpina famosa pelas suas pistas de esqui e hotéis 5 estrelas como o Chedi Andermatt e a ponte do diabo, o trem faz uma parada longa acho que uns 10 minutos e as pessoas aproveitam para tirar uma ou duas fotos da paisagem.

O trem segue para a terceira parte da viagem de Andermatt em direção a Chur. É nesse trecho que o trem atinge o ponto mais alto da sua jornada 2033 metros de altitude, quando cruza a passagem alpina Oberalp, em direção ao cantão Grisões.

O trem começa a descer em direção a sua próxima parada e por aqui os Highlights são: Disentis que é a maior comunidade de língua romanche na Suíça e o mosteiro Beneditino uma imponente construção rodeada de uma paisagem linda que é o mais antigo da Suíça e o grande cânion suíço (Ruinalta na língua Romanche), o trem serpenteia esse lindo desfiladeiro de águas azuis, falésias e uma beleza quase intocada até chegar a cidade mais antiga da Suíça.

Nós planejamos nossa viagem até Chur, 5 horas, pois está a 40 minutos de carro de casa e foi o limite para nós, sabíamos que o nosso filho ficaria cansado e entediado, nesse tipo de viagem é importante levar um kit sobrevivência com vários joguinhos e livros de colorir. Uma dica com crianças faça essa viagem em etapas, eu mencionei isso no post sobre o Golden pass sempre que possível, escolher as rotas mais curtas.

Nos despedimos do Glacier e ele seguiu em direção a sua última etapa até st. Moritz, nós fizemos esse trecho com outro famoso trem panorâmico no verão o Bernina Express, logo post aqui no blog. Esse trecho da viagem é famoso pelas suas pontes, túneis, cidades encantadoras e viadutos entre eles o famoso Landwasser com 65 metros de altura. Nesse ponto ele cruza a passagem alpina Albula – Patrimônio da Unesco.

Se você me perguntar qual o trecho mais bonito da viagem ? sou suspeita pois adoro a paisagem do Graübunden (Grisões) mas definitivamente acho que na Suíça é bem dificil se desapontar com as paisagens e cada cantinho tem algo único e espetacular para oferecer.

E qual o melhor lado para sentar?
Confesso que fiquei bem apreensiva quando reservei os assentos em qual lado deveríamos sentar, mas durante a viagem você irá perceber que não há realmente um “melhor lado” para se sentar. A minha dica é que você reserve um lugar na janela, tanto o lado direito ou esquerdo te proporcionará belas paisagens, por exemplo quando deixamos Zermatt o lado direito do trem no sentido que ele está indo é ótimo pois temos a visão do Matterhorn. Quando fizemos nossa viagem o trem não estava lotado as pessoas acabam optando por trechos mais curtos ,e em algumas paradas do trem, é permitido o embarque ou desembarque, então ao longo do caminho pudemos mudar de lado a todo instante e aproveitar diferentes vistas.

Quando ir

O glacier não funciona durante todo o ano, faz uma pausa em meados de outubro até meados de dezembro.
O calendário para 2020 (15.12.19 a 11.10.2020).

Nós fizemos o passeio no outono, na primeira semana de outubro e a paisagem já estava um misto de tons alaranjados e brancos e o trem não estava cheio.

Tickets

GA, Halbtax ou tageskarte da gemeinde são aceitos e para turistas o Swiss travel pass é uma boa opção.
Nós compramos o tageskarte da gemeinde e depois, só pagamos o custo adicional para a reserva do assento. No período de inverno e primavera os assentos são (10 chf) mais baratos do que no verão e outono. #ficaadica

Quando você faz a reserva do assento você pode optar pelo almoço ou janta ou você pode levar seu próprio lanche. Para crianças até 10 anos, tem uma redução de 50% no valor de alguns menus, com exceção para os menus especiais para crianças.

E se você quiser uma lembrança desse passeio, você pode solicitar gratuitamente no balcão em Zermatt ou ST. Moritz um certificado comemorativo que você fez a viagem.

Eu espero que vocês possam curtir essa viagem, assim como nós curtimos e se forem passear de trem panorâmico, voltem aqui para nos contar! Não deixe de nos seguir no facebook, Pinterest e Instagram.

Com carinho,

Rita

Mais informações : www.glacierexpress.ch

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

1 comentário
  1. Claudio nazari
    10 maio 2023

    Estivemos eu e minha esposa Cléo no período de 12 04 23 fazendo essa viagem maravilhosa de trem,ficamos encantados com as paisagens vistas no caminho viajamos muito mais essa sem sombra de dúvidas foi a mais linda que fizemos um grande abraço.