Passeio em família – Visita a vila da Heidi!(Heididorf)
Cantões: Grisões (Graubünden)

Passeio em família – Visita a vila da Heidi!(Heididorf)

18 mar 2021

A literatura infantil Suíça exportou para o mundo a história da Menina Heidi, um dos livros mais vendidos e traduzido em 55 idiomas.

Escrito em 1880, Por Joana Spyr, Heidi a menina dos Alpes, conta a estória dessa garotinha órfã que vivia com a tia, mas por causa do trabalho a mesma tem que se mudar para Frankfurt e resolve deixa-la com o avô, um velho zangado com o mundo, que vive isolado nos Alpes suíços. Como era de se esperar, Heidi se apaixona pela vida ao ar livre, além de ganhar um novo amigo Pedro das cabras.

Essa felicidade desaparece quando a tia regressa aos Alpes e leva a menina para Frankfurt, não vou contar aqui o enredo, mas é uma história linda sobre amor, amizade, valores simples e essenciais que tornam a vida mais feliz. Vale muito a pena a leitura.

A história foi escrita durante o período em que a escritora passava na casa de amigos em Maienfeld, um pequeno e idílico vilarejo com apenas 2410 habitantes, que fica no cantão dos Grisões, toda essa região ao norte do cantão é conhecida como Heidiland.

A cidade além dos seus casarões antigos com fachadas pintadas a mão, uma igreja, a praça central e seus vinhedos, tem como principal atração a “Heididorf” ou vila da Heidi que representa um pouco da vida rural Suíça do seculo XIX.

Horário de funcionamento e Ingressos

O horário de funcionamento é das 10h as 17h, mas devido à pandemia, a vila abriu com dias restritos, consulte o site para os novos dias de funcionamento, atualmente abrirá nos dias:

Sexta-feira 19. até domingo 21. março
Sexta-feira 26. até domingo 28. Março
Sexta-feira 02. até segunda-feira 05.Abril

* Valor do ticket

Adulto CHF 13,90

Criança 5-14 CHF 5,90

Criança até 4 anos grátis

Como chegar

De carro:
O estacionamento está localizado diretamente no Restaurante Heidihof, no endereço Bovelweg 16 em Maienfeld.

Do estacionamento é uma caminhada de 7 minutos até a vila, é só seguir as plaquinhas (marrons).

De transporte público:

Pegar trem até Maienfeld via Sargans, consulte aqui a melhor conexão.
Da estação de trem, você pode chegar até a vila em uma caminhada conhecida como Heidweg.

Aos finais de semana e feriados sai da estação um ônibus que te leva até o estacionamento, funciona de maio a outubro.

O caminho da Heidi (Heidiweg)

A primeira vez que visitamos a Heididorf, fomos de transporte público e fizemos o caminho curto da Heidi (heidiweg) que são 2,4 km ou, mais ou menos, 40 minutos desde a estação de trêm até chegar na vila, passamos pelas vielas da cidade, e pelos seus vinhedos, o caminho é em subida com uma pequena diferença de elevação de 248 metros. O caminho é sinalizado de vermelho e o ponto de partida é a Heidi shop localizado na Banhhofstrasse.

O caminho continua da Heididorf via Hotel e Restaurante Heidihof, seguindo em direção até o velho carvalho, tem uma escada que leva até o topo da árvore. No total o caminho todo, voltando a estação de trem são 6,5 km ou quase duas horas de caminhada.

Só fizemos os 2,4 km iniciais, pois, as crianças de tanto brincarem acabaram ficando cansadas e a nossa idéia era fazer a trilha de aventura Heidi “erlebnisweg”.

Trilha de aventura Heidi ou Erlebnisweg

A nossa intenção era visitar a vila e fazer a trilha que vai, até Heidialp (Ochsenberg) a 1111 METROS, são 8,8 km com diferença de altitude de 452 e 3,5 horas de caminhada, considerada uma trilha média.

O caminho começa passando o alphütte na vila da Heidi subindo, fizemos um pequeno trecho do caminho que leva 2 horas, e os meninos reclamaram de cansanço, então decidimos voltar, pois, ainda tinha a caminhada de volta a estação de trem.

O caminho era demarcado com 12 estações interativas que mostravam a história de Heidi em relação ao local. Digo era, pois, na última visita que fizemos a Vila, eu me informei com a funcionária da loja e ela informou que o Erlebnisweg foi desativado, não existem mais as estações, mas a trilha continua lá, para quem quer caminhar por lindos pastos e ter uma vista linda do vale. No Ochsenberg tem o Hütte, mas segundo informações, não é aberto ao público, mas em dias de sol, você pode comer algo simples, em uma barraca localizada na frente do mesmo. Esta no nosso plano terminar essa trilha, quem sabe nessa primavera.

Explorando a vila da Heidi

A vila de Heidi retrata a vida nos Alpes no século XIX, por lá você encontrará:

Esse mapa é da primeira vez que visitamos a vila, a escola, e o estábulo da prefeitura não estavam terminados.
  • A casa da Heidi

Com 300 anos de história a casa retrata a vida que Heidi e seu avô Alpöhi levavam no inverno, quando estavam na vila e não nos alpes. A visita a casa com seus móveis, utensilios, vestimentas é o retrato de uma simples no campo.

  • A cabina alpina da Heidi

Durante o verão Heidi e seu avó sobe a montanha e vivem em uma linda cabana alpina, a sua rotina é acompanhar seu amigo Pedro e as cabras pelos exuberantes pastos alpinos e produziam queijo. Essa vida bucólica, é a marca de muitos suíços que no verão, levam os seus animais para as montanhas e passam o verão.

A cabana verdadeira, está localizada em Ochsenberg, a trilha que falei acima, essa na vila é uma réplica.

  • Estábulo da prefeitura

A primeira vez que visitei a vila, não tinha o estábulo, na história ele abriga parte do rebanho de cabras, durante o inverno, assim como o cavalo e a carruagem do avô de Heidi. Nesse estábulo, você assisti trechos da história, projetado em uma grande parede.

  • A escola da vila

No ano de 1880 no cantão Graubünden era muito comum a escola funcionar no mesmo prédio da prefeitura.

Na sala de aula, o professor educava todas as crianças de oito faixas etárias diferentes tudo ao mesmo tempo. Algumas salas chegavam a ter até 60 crianças e as matérias obrigatórias eram educação religiosa, leitura, matemática, canto e escrita.

As crianças escreviam em pequenas lousas, porque na época papel era muito caro, o ano escolar começava no outono e ia até o começo da primavera. Durante os meses quentes de primavera e verão as crianças tinham que ajudar os pais no campo ou em casa. Apesar de a escola ser gratuita, os pais tinham que levar madeira para usar no aquecimento do prédio e durante os meses de verão, os professores trabalhavam com os fazendeiros ou encontravam outra renda.

Como o sistema educacional evoluiu na Suiça e no mundo.

  • Loja da vila

Toda vila tem que ter a sua lojinha, e essa vende souvenires da Heidi, produtos regionais, comida para alimentar os animais, tem um pequeno escritório do correio e você pode mandar cartão postal com um selo todo especial.

Na loja você adquire o *ingresso, que dá direito a visitar o museu na parte superior da loja, a casa, a cabana alpina, a escola e o estábulo.

No pequeno museu, tem uma amostra do figurino do filme mais recente que é de 2015, uma galeria com cartazes de todos os filmes que já foram produzidos, uma parede com todas as traduções e a historia de Joana Spyr.

Você encontra uma vitrine com todos os produtos que Heidi emprestou o nome.

  • Area para piquenique e animais

Na vila você encontra uma área para piquenique com mesas, e um pequeno espaço com cabras e galinhas, que você pode alimenta-los comprando a comida na loja, tem uma linda fonte de água e uma natureza linda no entorno.

Espero que gostem das dicas! E tenham um lindo dia na vila dessa pequena menina que conquistou o mundo.

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

6 comentários
  1. Rosa Lamas
    22 ago 2022

    Bom Dia.
    Sou Rosa Maria Sousa Lamas, tenho 56 anos, Portuguesa e moro no Porto.

    Cresci a ver os episódios da Heidi.
    Meu Querido Pai, que hoje faz 16 anos de falecimento comprava-me todas as revistas e outros da Heidi (cartas e jogos), só nunca fui a terra dela.

    • Oi Rosa

      Bom dia

      Muito obrigada pela sua mensagem.
      A Heidi realmente fez parte da infância de muitas crianças, são historias tão lindas. Se a senhora um dia vier a Suíçam visite a terra dela é linda demais.

      Abraços

      Rita

  2. Débora
    24 nov 2022

    Posso estar errada, mas no livro da Heide o avô dela não tem cavalo e nem carroça.
    Li esse livro várias vezes, sempre me imaginava na terra dela. Pois hoje essa imaginação é fato, estou vivendo nas montanhas da Suíça, me vejo como Heide, apesar de não ser criança mais.

    • Oi Débora

      Que alegria que a sua imaginação de infância se tornou realidade. É um sonho morar nas montanhas na Suíça.

      Parabéns
      Abraços
      Rita

  3. Ana Lídia
    30 set 2023

    Olá !eu amei conhecer a vila da Heidi , eu levei minha filha de 5 anos ela amou , Meu esposo ficou super feliz em poder conhecer a casa dessa menina Heidi , ele voltou na Infância, Eu moro na Suíça e amo as montanhas .
    Lindas sua história e as fotos Deus abencoe sua família .

    • Fico feliz que vocês tenham gostado da Vila da Heidi. È entrar dentro da historia dela

      Muito obrigada e que Deus abençoe a sua família também