A charmosa vila de Bettmeralp e a Geleira Aletsch – uma perfeita combinação
Cantões: Valais (Wallis)

20 out 2015

Bettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpgAproveitando as duas semanas de férias de outono agora em Outubro, decidimos fazer pequenas viagens pela Suíça. Afinal, morando em um país que possui tantos lugares para visitar para que ir tão longe?

Decidimos que durante a semana faríamos pequenas days trips. Numa quarta-feira de manhã de céu totalmente nublado pensando no que poderíamos fazer, me lembrei de um passeio em especial que já havíamos planejado e desmarcado inúmeras vezes: conhecer a Geleira Alestch.  Vendo o tempo achei que não seria uma boa ideia. Mas ao olharmos as câmeras do local, pegamos nossas mochilas e seguimos rumo à aventura.

Já tinha pesquisado muito sobre o lugar e sobre as trilhas por lá. Apesar delas serem favoráveis a crianças pequenas e o Nico adorar  esse tipo de atividade ao ar livre, optamos por simplesmente passar o dia na pequena vila e chegar até a geleira de teleférico.

Existem alguns pontos de partida para se chegar até a geleira Aletsch: Riederalp ,Bettmeralp , Fiescheralp e Belalp. Cada um desses trechos tem uma vista privilegiada e diferenciada da Geleira. Optamos por ir até Bettmeralp por uma indicação da nossa vizinha, mas para o próximo ano iremos fazer os outros  trechos caminhando do pequeno vilarejo até o topo.

Um pequeno adendo: o Cantão Valais é bilíngue, onde a maioria dos habitantes falam francês contra a minoria que fala alemão. E a capital é Sion em francês e Sitten em alemão. Esse cantão possui uma paisagem única , as pequenas vilas mesclam com maestria o antigo com o moderno . Ao mesmo tempo que tem montanhas  com mais de 4 mil metros de altitude e geleiras fascinantes, possui também vales nas margens do rio Rhone, onde o cultivo de uvas faz com que a região seja conhecida também pela produção e qualidade dos vinhos.

Casas típicas do Cantão Valais

Bettmeralp fica na parte do  cantão Valais,onde a língua predominante é o alemão. Esta a 1950m acima do nível do mar, localizada no entorno da imponente Geleira Aletsch (o primeiro patrimônio mundial da Unesco dos alpes).

Incrustada no meio da montanha com suas  casinhas  tradicionais , e lógico os Alpes com seus picos sempre decorados  de neve. É um daqueles lugares bucólicos onde a tranquilidade impera.

Bettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpg

Cenário de contos de fada para um casamento. Pensou casar nessa igrejinha ? com os alpes aos seus pés

É o lugar ideal para quem quer descansar durante uma semana ou dois dias, pois possui vários hotéis e chalés para temporadas, restaurantes, igrejas, área de lazer para crianças, possui um supermercado (COOP) e farmácia também. A Circulação de carros é proibida. O acesso é através de um grande teleférico partindo da estação de Betten talstation.

Bettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpg

Nico caminhando tranquilamente pelas ruas e eu não precisava falar todo o tempo. Filho olha o carro! sem carros por lá

Vista do primeiro teleférico ou gôndola , subindo para Bettmeralp

Como chegar:

• De carro

Possui estacionamento em frente a estação do teleférico
    • De transporte público: consulte o site da www.sbb.ch

Preços:

De Betten Talstation até Bettmeralp ida e volta  19,20 chf

De Bettmeralp até Bettmerhorn   ida e volta 21,40 chf

De Betten Talstation até Bettmerhorn   ida e volta 39,00

Crianças ate 06 anos não paga

Não esqueça seu GA e Halbtax que você paga metade

Depois de uma pequena caminhada pela Cidade, pegamos o outro teleférico até  Bettmerhorn ,como disse acima preferimos não fazer a trilha a diferença entre a vila e o topo são de uns 1000 metros de altitude em subida, achamos que o Nico se cansaria muito. De dentro do teleférico pudemos apreciar toda a beleza da região e o pequeno Bettmersee. A caminhada do Teleférico até o mirante é curta e toda pavimentada de madeira, com bancos incrustados nas pedras para você sentar e apreciar a vista.

Restaurante na estação de Bettmerhorn

Mirante em frente e a direita uma exposição(faszination) sobre a Geleira

Caminho de fácil acesso ao mirante

Bettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpg

E no meio do caminho muitas pedras e esculturas feitas de pedras

No mirante você tem uma das vistas mais impressionantes, fantásticas e magnifica da geleira e dos alpes. A  geleira Aletsch possui 23 quilômetros de extensão, sendo considerada a maior da Europa.

Bettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpgBettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpgBettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpgBettmeralp- Aletsch- Wallis-mamaesnasuica.jpg

Nós ficamos por lá por um bom  tempo sentados nas pedras apreciando a vista e a paz que ela transmite . É como se fosse um grande rio de gelo correndo pelo vale.

“ A geleira de Aletsch: uma maravilha natural

Paz: uma conquista humana sem precedentes”

Frase escrita no mirante em Betterhorn

Tanto no verão como no inverno você pode aproveitar do que a pequena vila oferece:

•  Trilhas tanto no verão quanto no inverno pois elas são bem demarcadas
      • Mountainbike
      • O romântico lago Bettmer que no verão é perfeito para pescaria e lazer
      • No inverno você pode disfrutar de uma piscina coberta
      • Desde Bettmerhorn estendendo-se de Riederalp a Fiescheralp você tem acesso a pistas de esqui
      • No inverno para quem quer aprender esquiar tem uma escola tanto para adultos como crianças
      • Perto da Gondola direção Bettmerhorn tem playground para crianças
      • No verão em julho tem o festival de cinema alpino Aletsch entre outras atividades. Vale consultar o site

Espero que gostem das dicas e aproveitem o passeio