Walensee
Cantões: São Galo (St. Gallen)

Walensee

24 set 2015

IMG_3835Era dia 12 de setembro… Os planos eram de uma tarde de compras rotineira… No meio do caminho, pensando em aproveitar o dia ensolarado, decidimos espontaneamente mudar a rota e fazer um passeio em um lugar que ainda não conhecíamos. Uma grande amiga havia mostrado no dia anterior fotos do Walensee, onde havia acampado com a família semanas antes. O lago de Walen está situado entre os Cantões de St. Gallen e Glarus; suas águas seguem para o rio Linth, que por sua vez deságua no lago de Zurique, região onde moramos. 

Sem confiar muito na promessa de que aquele seria um dia de verão fora de época, talvez um dos últimos deste ano, mas ainda com aquela “pontinha” de esperança, resolvemos então “pagar para ver” e ir passar a tarde neste lugar. Colocamos o GPS e estrada! Pelo caminho, campos e mais campos, e nem sinal da bela paisagem… De repente, ao lado da estrada, montanhas rochosas altíssimas e um lago azul, azul! Era o Walensee… 
IMG_3831
IMG_3836
Seguimos pela estrada por alguns minutos com esta vista maravilhosa (interrompida por alguns túneis) e chegamos a Walenstadt. A cidadezinha fica a 50 minutos de Meilen, ou a aproximadamente uma hora e quinze minutos de Zurique. Walenstadt é bem pequena e nem tão interessante em si, mas a paisagem formada por aquele lago cristalino, ao pé das montanhas… Maravilhosa! À beira do lago, um gramado com muitas árvores, mesas de piquenique, um simpático restaurante e banheiros com vestiários para quem quisesse nadar. Ao contrário do que ocorre na maioria dos balneários em lagos da Suíça, neste local a infra-estrutura é toda gratuita, a área é aberta e não é necessário pagar entrada. Havia também estacionamento no local, com preço bem acessível (CHF 1,00/hora). Descendo as escadas de pedra, uma praia com areia e pedrinhas. Apesar da nossa descrença, sim, era mesmo um belo dia de “verão”, e a água estava menos gelada do que imaginávamos. A nossa Tainá já foi tirando a roupinha, queria entrar de qualquer jeito, apesar de não ser tão fã de água fria! Eu e o Ricardo tiramos os sapatos para molhar os pés, brincamos um pouco com a Tainá e sua “Pequena Sereia”, e depois fomos fazer um piquenique em uma das mesinhas próximas.
Contemplando o lago, vimos um outro trecho da praia, bem deserto, e decidimos passear para chegar até la. No caminho, descobrimos um grande e interessante espaço de brincar, com todo o tipo de atrações para os pequenos, inclusive um barco antigo e um trator verdadeiros. Andando mais um pouco, encontramos também algumas churrasqueiras com mais mesinhas e bancos feitos com troncos de madeira. Se tivéssemos planejado melhor, teríamos passado o dia todo lá e feito um churrasco no almoço! Havia também uma trilha ao pé das enormes montanhas, que deve ser bem bonita, mas fomos atraídos pela beleza do lago e decidimos ficar por lá.
 
Chegamos então à área mais deserta da praia, acessível por uma escada de madeira um tanto escondida entre a vegetação.. Demais! Foi irresistível, tivemos que entrar no lago e curtir por um tempo, naquela água frrrrria, aquela paisagem maravilhosa! Kkkk
IMG_3834   IMG_3833 IMG_3832
Só tenho um alerta: o Walensee é um dos lagos mais profundos da Suíça – com profundidade de até 150 metros… Portanto, é necessário tomar cuidado com os pequenos. Na borda o lago é raso e atrativo para as crianças… Mas de repente fica bem mais profundo. Tem também alguns trechos com pedras escorregadias, mas com cuidado é possível entrar sem acidentes. Enfim, mesmo com bóias, é recomendável ficar com as crianças sob controle, sentadinhas próximas à margem, ou no colo.
 
Foi um passeio bem legal, que recomendo para quem deseja conhecer a beleza das paisagens suíças, com amigos ou com a família. Não sei como é esta região na alta temporada, mas no dia em que fomos, apesar do calor e do sol, estava bem tranquilo: algumas famílias, alguns idosos e grupos de jovens.  Os moradores locais com quem conversamos foram também bem simpáticos. Havia também um passeio de barco pelo lago de Walen, que não chegamos a fazer, mas deve ser bem bonito. Na região existem alguns acampamentos, e pretendemos voltar para passar alguns dias na próxima temporada! 

Bom, o verão acabou, mas acho que o lugar rende também uma bela tarde de outono! Aproveitem o passeio!

Abraços,
Andréa
bannerassinaturaAndrea

Com carinho, Mamaes na Suica
Compartilhe o post
Deixe seu comentário