Como funciona o transporte público na Suíça
Transporte

Como funciona o transporte público na Suíça

26 fev 2015

Publicamos recentemente um post sobre as ofertas do transporte público suíço para as crianças e jovens. Mas e o resto da família?

Tram

O transporte público Suíço pode ser considerado um dos melhores e mais seguros do mundo. Com sua rede interligada de trens, bondes (“Trams”), ônibus, trólebus e barcos o sistema é extremamente seguro e eficiente e cobre praticamente todo o território nacional. Isso sem falar nas incontáveis ciclovias. Diante dessa super infraestrutura eu até me arriscaria a dizer que não é necessário ter carro na Suíça.

E se você quiser fazer uma visitinha aos países vizinhos? A Suíça faz fronteira com a Alemanhã, França, Liechtenstein, Áustria e Itália e o acesso a todos eles com transporte público é super fácil.

O Ferrovia Federal Suíça (SBB em alemão, CFF em Francês e FFS em Italiano. Ufa….) oferece diversas opções de bilhetes para as mais diversas destinações. Mas se lembre de sempre comprar sua passagem antes de embarcar, em uma das máquinas automáticas disponíveis nas estações (cheque antes se aceita cartão de crédito), em um guichê, pela internet ou através do celular (app). Não embarque de jeito nenhum sem passagem, pois a multa é bastante alta. Se você tiver um ticket nominal válido mas não estiver com ele no momento da viagem o funcionário da SBB pode localizar seus dados no sistema e você terá que pagar apenas CHF 5.- de multa se apresentar o ticket posteriormente em um guichê na estação de trem.

Quais são as opções mais comuns de bilhetes?

“Meio-preço” (Halbtax-Abo)

O cartão de “meio-preço” permite que você compre tickets com desconto ou pela metade do preço em todo o sistema de transporte público suíço. Você pode comprá-lo por um, dois ou três anos e é preciso apresentar um documento com foto recente na hora da compra, como sua identidade ou passaporte.

Eu recomendo. O retorno no investimento é bem rapidinho, se você viaja ou se desloca de vez em quando para outras regiões.

GA (General Abonnement)

O GA pode ser comprado por dia, mês ou ano e é provelmente a melhor opção caso você use o transporte público com frequência, incluindo a ida a outras cidades. O GA permite que você circule livremente pela Suíça usando toda a rede de transporte sem nenhum custo adicional, além de permitir o uso de algumas gôndolas nas montanhas. Alguns outros benefícios: descontos passeios à países vizinhos, além de redução no custo de aluguel de carros ou em programas de carros compartilhados, como o Mobility. Aliás, você já usou o Mobility? Se já por favor compartilhe com a gente sua opinião neste post ou no facebook, pois eu queria tentar também.

Bem, voltando… meu marido e eu tivemos GA por um tempo, até porque comprando para mais de um membro da família sai mais barato. Mas para mim deixou de ser vantajoso pois meu trajeto para o trabalho é curto e nas minhas horas livres vale mais a pena pagar pela passagem extra (com desconto por causa do “Halbtax”).

Ticket diário

Passagem válida por 24h a partir do momento em que o ticket é carimbado. Não se esqueça de carimbar!!! Me esqueci uma vez e tive que pagar CHF 100.- de multa, fora a vergonha no trem, pois todos acharam que eu estava tentando dar o calote. Consegui uma redução da multa para CHF 60.- pois liguei na estação de trem e como não era reincidente eles me deram um “desconto” de CHF 40.-.

Esse tipo de passagem permite uso ilimitado de todo o sistema de transporte. Normalmente compro uma cartela múltipla (seis tickets) para meus pais, quando eles vêm me visitar. Daí é só ir carimbando até acabar.

Outra opção é a passagem a partir das 9h da manhã, que tem custo reduzido. Vale dar uma olhada na sua Gemeinde para ver ofertas especiais e também passagens para baixa-estação, que estão disponíveis a preços ainda melhores.

Viajando com crianças

Escrevemos um outro post sobre as ofertas especiais para crianças. Dê uma lida: Transporte público para crianças e jovens na Suíça – SBB

Outras dicas:

  • Preste atenção por quanto tempo é válido seu bilhete. Se for de percurso curto normalmente é meia hora e se for percurso normal é uma hora. Ida e volta é 24h. Você não pode permanecer dentro do veículo quando o seu bilhete vencer.
  • Fique sempre atento ao site da SBB para se informar sobre ofertas em datas especiais ou temporada. Os preços podem ser bastante atraentes.
  • Se você viaja com frequência para uma mesma destinação ou trabalha em outra cidade vale também se informar na estação sobre tarifas especiais para uma mesma localidade.
  • Compare as diferentes ofertas e possibilidades e faça direitinho as contas. Preste atenção, pois muitas vezes passagens anuais saem mais baratas, pois você paga por normalmente 9-10 meses e usa por 12.
  • Os bilhetes mensais ou anuais podem ser pessoais ou impessoais. Os pessoais só podem ser usados pelo titular e o impessoais podem ser compartilhados. Mas são mais caros.
  • Se for do seu interesse também pergunte sobre a diferença de preço entre primeira e segunda classe. E se você optar por segunda classe, assim como eu, não se atreva a sentar na primeira classe, para não receber uma multa 😉
  • Caso você já tenha passagem para uma região mas pretende ir para outro local um pouco mais distante pode ver no mapa ou perguntar no guichê quantas zonas extras você terá que atravessar. Daí é só comprar o bilhete para as zonas extras. Por exemplo, se você tem o bilhete para a zona 10, que é a cidade de Zurique, e pretende ir para Thalwil, que é zona 50, basta comprar uma zona extra (opção “Anschlussbillett” na máquina eletrônica). Não se esqueça de que Zürich e Winterthur contam como duas zonas então é cobrado o dobro para essas regiões. Eu sempre me esqueço…
Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

1 comentário
  1. Filipa Lopes
    03 nov 2023

    Hallo, guten Morgen, ich habe einen Strafzettel erhalten, aber in Ihrem Antrag konnte ich nicht erkennen, dass ich den Strafzettel und eine Geldstrafe erhalten habe