Prova de bicicleta ( Veloprüfung)
Educação Nossas experiências

Prova de bicicleta ( Veloprüfung)

28 jun 2018

 

Todo ano em Uster, assim como em outras cidades suíças, todas as crianças do 5° Ano de todas as escolas da cidade tem a obrigatoriedade de participar do ‘’Veloprüfung’’, que significa exame de aptidão para pedalar ou prova de bicicleta.

Ao longo do último semestre escolar do 5° Ano, os alunos ganham apostila para estudar as principais regras no trânsito, e realizam simulados online para depois fazer uma prova teórica.

Apesar da grande maioria das crianças na Suíça normalmente já pedalarem pelas ruas com seus pais quando pequenas ou sozinhas quando maiores, há também uma aula prática para realizar a prova.
As crianças devem estar com suas bicicletas em ordem no que diz respeito:

  • Freios dianteiro e traseiro funcionando;
  • refletor dianteiro branco e refletor traseiro vermelho;
  • refletores nas rodas e pedais;
  • campainha;
  • capacete;
  • Luz dianteira e traseira são obrigatórias somente a noite ou sob baixa condição de visibilidade.

A aula prática é marcada com antecedência para que todos tenham suas bicicletas em ordem.

No dia marcado para a aula prática, as crianças ficam eufóricas, pois é ‘’o grande dia’’ o qual sairão com suas bicicletas acompanhados de policiais do departamento de Trânsito da cidade que vem à escola especialmente para esse trabalho.

A turma é dividida em dois grupos e cada grupo sai pela cidade com um policial, que irá mostrar e explicar como a criança deve agir no trânsito. Por exemplo:

  • como sinalizar para virar à direita ou esquerda;
  • entrar e sair das rotatórias;
  • desviar de veículos parados;
  • quem tem a preferência de passagem;
  • prioridade de pedestres, enfim, tudo relacionado ao trânsito nas ruas.

Coincidentemente, quando meu filho estava fazendo os simulados online, eu também estava estudando para a minha troca de carteira de habilitação brasileira para suíça, e fiz o mesmo simulado que ele e acabamos fazendo outros simulados juntos o que foi muito prazeroso e interessante.

A Suíça é um país de ciclovias que interligam cidades, vilarejos, te levam a todos os lugares, mas vale lembrar que é extremamente proibido pedalar na estrada (Autobahn).

A Prova

Para a realização da prova prática, eu fiquei muito impressionada com a organização, pois fui uma das voluntárias para ser ‘’juíza’’no dia do teste e ‘’multar’’as crianças que cometessem faltas (oh dó).

Foi marcada uma reunião com os voluntários na Prefeitura para os esclarecimentos. O mapa do percurso nos foi apresentado com os sete postos de controle, o qual ficariam dois voluntários em cada posto.

A prova tem início às 8 da manhã partindo do Parque da Cidade, a cada 15 minutos parte um grupo de 18 a 24 crianças e a última criança usará um colete de cor laranja por volta das 11h15 essa é a forma de informar que nós voluntários podemos sair para o almoço e retornar às 13h30 para a continuação da prova às 14 h.

Mas a grande dúvida era como controlar e anotar as faltas de aproximadamente 300 crianças participantes?

A resposta foi clara:

Cada criança trará nas costas do colete de segurança uma folha com o seu número e uma lista com a totalidade de faltas a serem avaliadas durante o percurso, cada Posto de Controle fica em um ponto estratégico que avalia algum tipo de falta, o meu Posto avaliava 5 faltas.

A criança vem pedalando, você identifica a falta, pede para a criança parar, assinala a falta que ela cometeu na lista que ela carrega (claro, explicando o porque da falta que ela está recebendo) e libera-a para continuar o percurso. Vou dizer que dá uma sensação ruim parar a criança para dar a falta, algumas ficam arrasadas, mas é por uma boa causa. Segurança em primeiro lugar. Através do resultado dessa prova, eles vão mensurar o que precisa ser melhorado, quais as faltas mais frequentes para evitar acidentes no trânsito.

Um trabalho exemplar muito bem organizado, mais um bom motivo para amar morar na Suíça.

As crianças que não tiverem nenhuma falta e nem erros na prova teórica, ganha uma medalha dourada. As que somarem até 5 faltas e erros ganham  uma medalha prateada, e as crianças que ultrapassarem 5 faltas tem que repetir as provas no próximo ano. Isso não as impede de continuar pedalando pela cidade, mas fica o alerta para estarem atentas!

Vocês devem estar perguntando qual foi o resultado final que meu filho conquistou: ele voltou muito feliz para casa com a medalha dourada.

Vale citar que os voluntários recebem um kit lanche com sanduíche, fruta, água ou suco, barra de cereal e chocolate. Além de receber 100 francos pelo dia trabalhado.

Medalha de Ouro para a Suíça!

Com carinho, Silvia
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

2 comentários
  1. 01 jul 2018

    Amei o texto, parabéns!!! Eu vou inscrever o meu pra um curso que tem na cidade, pois ele ama andar de bicicleta mas não quer usar capacete nem respeitar algumas regras!!! Parabéns ao seu filhote!

    • Anônimo
      02 jul 2018

      Obrigada Rafaela! Sim, inscreve ele, vale a pena! Em busca da Goldmedalie!!!