Passeio em família: A cachoeira Staubli em Uri
Cantões: Uri

Passeio em família: A cachoeira Staubli em Uri

23 fev 2021

Você com certeza já viu em algum momento foto dessa cachoeira em algum instagram da Suíça. Sim, o lugar é lindo como nas fotos e vídeos.

Ela é parada obrigatória toda vez que cruzamos pelo Klausenpass (passo de montanha Klausen), que conecta a cidade de Altdorf em Uri com a de Linthal em Glarus e que, é uma ótima opção de passeio em família, você pode parar, fazer caminhada, explorar o local e quem sabe até comer um “fondue” como fizemos da última vez, sem contar que a paisagem é incrível, mas estejam preparados para as inúmeras curvas, principalmente se a criança tiver problemas de Motion sickness.

Se você não quiser fazer um passeio por estradas estreitas, uma opção bem legal é visitar a cachoeira, e no mesmo dia fazer a trilha Tierratselweg, são na mesma região.

A cachoeira

A cachoeira Staübi ou Staubli, está localizada em Äsch, uma pequena dorf na região de Unterschächen, bem no começo ou final do Klausenpass, dependendo da direção.

Com 100 metros de altura é considerada uma das maiores e mais poderosas quedas d’água da Suíça, e o melhor periodo para visita-la é a partir de maio, quando toda a neve começa a derreter e o seu volume aumenta.

Lembre-se no inverno o Klausenpass está fechado, mas até a cidade de Unterschächen, a estrada não é fechada.

O caminho até a cachoeira pode ser feito por trilha desde Unterschächen ou de carro.
Quando visitamos o local, dirigimos até a estação de teleférico Ribi-Wannelen, a nossa intenção era estacionar por ali e caminhar os quase 2,5 km, mais ou menos 45 minutos por um caminho pitoresco e belíssimo.

Vale mencionar que a trilha no começo é margeando um rio, ótimo lugar para pausa e as crianças jogarem pedrinhas no rio, ou apreciar a vista e as vaquinhas pastando, depois segue por uma floresta.

Mas infelizmente encontramos um aviso bem grande no estacionamento do teleférico, que só é permitido para pessoas que usam o mesmo, não achamos local por ser uma área residencial então a alternativa foi dirigir ate lá, onde próximo a teleférico Äsch tem um estacionamento.

Aqui conto para vocês uma curiosidade, que não sei se tem em outros países.

Você sabia que em algumas estradas na Suíça o acesso é privado?
Essas estradas são sinalizadas que é restrita 🚫 a circulação de veículos exceto para residentes e prestadores de serviço, mas algumas delas permitem a circulação de carros mediante o pagamento de uma taxa “gegen Gebühr “

Esse caminho até a cachoeira é um deles, e você tem que pagar uma taxa de 10chf para o dia e 25chf para a semana, para ter uma permissão, e dependendo da estrada a taxa varia.

Assim como o comércio de produtos locais nas fazendas é feito a base da confiança, para você conseguir a permissão de circulação nessas estradas também é na confiança.

No local encontramos uma cabine, ou algo parecido, localizada perto de onde está a sinalização de restrição.

Você pega o envelope que dentro contém um cartão, você preenchera com a placa do carro e o dia e deixara visível no carro e o envelope você preenchera também a placa do carro, o dia e o dinheiro e jogará na caixinha onde está escrito Kasse (caixa), não são todas que funciona dessa maneira, algumas você tem que preencher um formulário.

Dica: tenha sempre dinheiro trocado, pois, nessa não tinha troco para cédulas maiores, mas ainda bem que por aqui tudo funciona e eles pensam já nessa possibilidade, tinha a opção de pagar via boleto bancário. Foi o que fizemos, colocamos a permissão no carro e assim que cheguei em casa paguei o boleto. Afinal confiança é tudo!

Estacionamos bem perto do teleférico e dali começamos a nossa pequena caminhada até a cachoeira, que já é visível da entrada da cidade.

No local tem um hotel restaurante e uma área para piquenique, com uma vista incrível, tem uma estrutura ótima para família e um banheiro bem limpo =coisas da suíça.

Aproveite para uma pequena caminhada pelo vilarejo e se encante com um lugar que parece que foi tirado de um conto de fadas, de la você pode observar o Klausenpass e os carros bem pequeninos la em cima.

Espero que gostem do lugar e da dica! Curtam a Suíça com as nossas dicas de passeios em família.

Com carinho

Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

3 comentários
  1. Ricardo Hirota
    12 ago 2021

    Olá, tudo bem? Parabens pelo post. Gostaria de saber se é possível chegar até essa cidade Uri (e ver a cachoeira) pelo transporte público (Swiss travel pass). Obrigado! Se puder, me ajudaria demais.

    • Oi Ricardo tudo bom?

      Desculpa a demora em responder, sim é de fácil acesso com transporte público.Se você for sair de Zurique você pega um trem em direção a Flüelen e de la um onibus direção unterschachen e ai caminha uns 3km até a cachoeira.

      Abraços
      Rita

  2. Misia
    10 jun 2023

    Que maravilhoso! Espero que lugares assim nunca sejam estragados por gente que carrega uma cultura horrível e falta de educação, quando vejo países assim só desejo que essa cultura tão respeitosa seja preservada.