O primeiro dia no jardim da infância, a mãe nunca esquece
Educação Nossas experiências

O primeiro dia no jardim da infância, a mãe nunca esquece

18 ago 2016

No ano passado a Grazi escreveu um lindo relato do primeiro dia de Jardim da Infância da Isa, e esse ano chegou a minha vez de relatar para vocês um pouquinho como foi esse dia tão especial para nós.

Eu moro no Cantão Schwyz predominante católico e esse ano o feriado de Ascensão de Maria caiu na segunda feira, então as aulas em todo cantão iniciaram-se atípicamente numa terça feira.

Nessa ultima terça-feira foi o primeiro dia de Jardim da infância para o Nicolas e um importante passo na vida do meu pequeno. Eu sei que esta apenas começando um novo mundo de descobertas, ensinamentos, independência, amizades e sonhos. E é óbvio, não podia faltar uma mãe bem ansiosa e feliz ao mesmo tempo. Ufa o tempo passou rápido demais.

Uma lembrancinha que preparei para sempre lembrar esse dia. Coisas de mãe, vi em algum lugar na internet algo assim

Uma lembrancinha que preparei para sempre lembrar esse dia. Coisas de mãe, vi em algum lugar na internet algo assim

Como mencionei no post Jardim da Infância (a preparação) na metade de Julho o nico recebeu um envelope da nova professora dele, com as informações que faltava para um bom início na vida escolar e algumas informações importantes para as crianças e os pais, uma cartilha do jardim da infância de A a Z

A professora enviou junto no envelope O molte uma pequena toupeira, mascote da turma que acompanhará as crianças durante esse período letivo. O nico tinha que pintar o Molte e colar lantejoulas duas por dia, uma contagem regressiva. Imaginem a ansiedade do pequeno.

kindergarten-mamaesnasuica.jpg

O grande dia

Ele acordou ansioso e a cada minuto perguntava se já estava na hora de ir ao kindergarten, como cada cantão é diferente aqui começou a tarde e foi somente uma hora.
Já no caminho era nítida a felicidade dele, chegamos 10 minutos antes na escola e já estavam quase todas as crianças por lá com os pais. Foi um festival de fotos na entrada da escola em frente ao cartaz sejam bem-vindos.

kindergarten-mamaesnasuica.jpg

No corredor em frente a sala de aula, tem um cabideiro onde as crianças podem pendurar suas mochilas, o Lüchzgi (colete refletor ) e onde todos os dias, eles terão que tirar o sapato e colocar o Finken que é tipo uma pantufa ou aquelas meias com sola emborrachada. Como as crianças não sabem ler e nem serão alfabetizadas no jardim da infância, cada uma é representada por um animal que foi sorteado no dia da visita, o Nicolas sabe que ele é a raposa e onde estiver o desenho da raposa é onde estará os pertences dele e onde ele sentará na hora de fazer atividades e do lanche.

Esse primeiro dia foi só com as crianças do primeiro ano de jardim de infância, eles cantaram, fizeram o seu kindergartenpost, a criança será encarregada de trazer para casa uma pastinha com alguma carta ou informação que a professora queira dividir com os pais, para informações não muito importante a criança chegará com um pontinho desenhado na mão, pais tem que se atentar a isso e ficar ciente que a criança precisa dar um recado. A professora diz que com isso a criança aprende a se lembrar de algo e assumir responsabilidades.
Terminado a atividade eles ainda tiveram tempo para brincaram um pouquinho juntos e nós pais ficamos o tempo todo por lá, tietando nossos filhos e trocando informações.

kindergarten-mamaesnasuica.jpg

Nessa troca de informações fui apresentada a Telefonkette (cadeia telefônica) que nada mais é do que uma lista com o nome das crianças e telefone do responsável e o da professora, caso a professora tenha alguma informação muito importante e urgente, ela ligará para o primeiro nome que tiver na lista, esse responsável passará a informação para o próximo que passará para o seguinte e assim por diante até chegar na professora novamente. Eu por exemplo depois de receber a ligação de uma mãe, terei que ligar para professora, avisando que recebi a mensagem, assim ela fica ciente que todos foram informados. Em plena era tecnológica talvez um grupo no whatsapp fosse mais fácil:-)

Acredito que a maioria das orientações são comuns em todos os kindergartens na Suiça, o que realmente muda são a duração (por exemplo na parte italiana a duração é de três anos) e o início e termino tanto das férias como do ano letivo, isso varia muito de cantão para cantão.

Já na despedida a professora reiterou para que as crianças frequentem o kindergarten com roupas básicas do dia-a-dia para não ter problema caso rasgue ou suje e agora no verão sempre com um boné e sair de casa já com protetor solar, nos dias de chuva nada de guarda-chuva, somente jaqueta, calça e bota de chuva, e no inverno vestir as crianças com roupas de esqui.

Na saída do kindergarten

Na saída do kindergarten

Hoje depois de uma manhã e uma tarde na escola, o Nico chegou em casa trazendo já o correio da semana .-)  e um monte de histórias para contar sobre o dia dele.❤️

Com abraço

Rita

 

 

 

 

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário