Monte Pilatus
Cantões: Lucerna

Monte Pilatus

03 out 2015

Pilatus-mamaesnasuica.jpg

Era um dia típico de outono, temperatura por volta dos 15 graus, um vento gelado e céu totalmente nublado. O que fazer num dia desse? A melhor respostar seria ler um livro deitada no sofá e tirar um cochilo, mas quando se tem filhos a resposta certa é buscar alguma atividade que possa entreter a criança por mais exausta que você esteja.
Após discutir algumas idéias e checar algumas informações decidimos conhecer o Monte Pilatus.
Pilatus é um famoso pico que está bem próximo de Zurique. Diferente de outras montanhas da região, o topo é uma grande rocha onde você terá uma vista incrível e espetacular da região se você tiver sorte de pegar um dia claro por lá. Aqui vale uma dica: por mais que na cidade o tempo esteja relativamente feio, vale sempre a pena checar as câmaras das montanhas, pois lá encima você pode se surpreender com o dia lindo. Como foi o nosso caso.
Existem duas maneiras de se chegar a Pilatus de teleférico ou de trem de cremalheira. Ambos com pontos de partida diferentes, justamente por estar localizado entre os cantões de Lucerna Nidwalden e Obwalden.

A partir de Kriens (lucerna) você pode pegar um teleférico, acho a opção mais legal para
Criança pois na estação intermediária entre kriens e pilatus tem varias atividades :

De carro

De transporte público: consulte o site da companhia de trem www.sbb.ch

Pilatus-mamaesnasuica.jpg

A partir de Alpnachstad você pode pegar um trem de cremalheira ou trem alpino são chamados assim, pois eles tem rodas dentadas que se acoplam aos trilhos e ajudam na tração e assim se deslocam com segurança em ferrovias íngremes. Por sinal esse é o trajeto mais íngreme do mundo com 48% de inclinação e uma aventura e tanto, passando por florestas, prados e paredes rochosas.

De carro

De transporte público cheque o site da www.sbb.ch

 

Entrada
Adulto: 72chf

criança: até 05 anos grátis

Optamos pelo trêm de cremalheira, pois a estação esta mais perto de onde nós moramos do que a estação em Lucerna. No começo deu um friozinho na barriga, principalmente quando você esta em uma área plana e o trem já atingiu 19% de inclinação, mas a natureza ao redor nos contagia e logo esquecemos.

Chegando no topo você encontrará banheiros, pequenos quiosques e lojas de souvenires e o balcão de recepção de um dos hotéis.
No mirante as pessoas pegam umas cadeiras que ficam disponíveis na entrada e as colocam de uma maneira que possam usufruir da vista e do sol algo como uma praia sem areia, mas com um mar de nuvens.

Existem algumas opções de caminhadas, fizemos somente duas, pois já chegamos por lá depois do almoço e não daria tempo de fazer a trilha das flores que te leva ao cume mais alto o Tomlishorn (2128m), tinha lido que é um caminho fácil para crianças pequenas e desde o restaurante são uns 30 minutos.

 

 

Pilatus-mamaesnasuica.jpg

 

Pilatus-mamaesnasuica.jpg

Nós caminhamos até oberhaupt e de lá até Chriesiloch e fizemos o caminho do dragão por dentro da montanha, indicado para crianças e desse lado podemos avistar uma igrejinha branca lá no meio da montanha, tem uma trilha aqui que te leva até a estação Fräkmüntegg, definitivamente não aconselho fazer com crianças pequenas, apesar de ter visto algumas famílias fazendo, acho muito íngreme.

Pilatus-mamaesnasuica.jpg

Assim como na caverna de St. Beautus parece que a montanha era moradia de um dragão, razão pela qual o símbolo de Pilatus é o dragão, mas também tem uma lenda que diz que o nome da montanha é este porque Pôncio Pilatus, sim aquele que mandou crucificar Jesus Cristo, estaria enterrado no alto dela, será?

No inverno você encontrará várias pistas de trenó em Fräkmüntegg e em novembro eles organizam também um mercado de natal 

Não falta opção de restaurante no monte pilatus são sete no total.

  • Restaurante Pilatus-Kulm
  • Restaurante Bellevue
  • Steinbockbar
  • Panoramagrill
  • Restaurante Fräkmüntegg
  • chalet
  • Restaurante Krienseregg

No topo do Pilatus existem dois hotéis , tentamos uma vez reservar para a noite de natal mas já estava lotado, acho que deve ser bem especial passar o natal no topo de uma montanha e acordar no outro dia com uma linda vista, ainda está na nossa lista de coisas para fazer aqui na Suiça 🙂

Apesar de ser uma montanha muito turística e o acesso caro, vale a pena visita-la a vista de lá de cima como em qualquer outra montanha na Suíça é linda.

Com carinho

Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário