Trilha com crianças : Naturena em Raten
Cantões: Zug

21 abr 2018

Eba a primavera começou e isso significa dias mais quentes e atividades ao ar livre com a familia, por incrível que pareça esse ano Abril está nos surpreendendo muito com temperaturas na casa dos 25 graus praticamente verão em um mês  que é considerado bem temperamental e faz o que quer.

E outra constatação para o mês de Abril é que apesar das temperaturas estarem subindo e mais dias com sol, mesmo assim ainda não é um bom mês para fazer trilhas nas montanhas em altitudes mais elevadas é normal encontrar muita neve ainda e a maioria dos resortes de esqui estão simplesmente encerrando suas atividades de inverno. Por isso recomenda-se atividades em lugares onde as altitudes são mais baixas e a primavera já deu o ar da graça. Atividades como passeios de bicicleta, caminhadas e passeios de barco em torno dos lindos lagos suiços, visitar cidades, castelos  é o must nesta estação.

Em um desses finais de semana quente e ensolarado resolvemos fazer uma pequena trilha em uma montanha próxima de nossa casa, localizada no cantão Zug e acabou sendo a oportunidade perfeita também para abrir a nossa temporada de Grill.

Escolhemos uma das quatros trilhas sensoriais (Sinnespfad) Naturena em Raten. Naturena é um programa da rede de supermercado Volg que promove a interação das familias com o meio ambiente, fora essa localizada em Raten(Zugerland), as outras três estão localizadas em Frick (Argau), Seebachtal (Thurgau) e Werdenberg (São Galo) e abrange três divisões: Erlebnishöfe, Sinnespfade e Naturprojekte.

Raten é uma montanha bem conhecida nossa tanto no verão quanto no inverno, já escrevemos post sobre lugares para esquiar e andar de trenó e indicamos muito essa localização.

A trilha brinda as crianças com oito estações interativas que estimula os sons, cheiros e aromas da natureza e nos proporciona também contato com uma natureza intocada e a bela paisagem do lago Ägeri e das montanhas ao fundo.

São 4 quilômetros de caminhada fácil com subidas e descidas e começa diretamente no estacionamento em frente ao Restaurante Raten, seguindo em frente você encontrará uma bifurcação a direita ou seguindo em frente encontrará a primeira estação, já fizemos esse caminho algumas vezes e sempre com nossos vizinhos, mas não sei porque sempre pegamos a bifurcação a direita e começamos a trilha pelo final, a nossa meta é sempre chegar no playground próximo ao restaurante St Jost e fazer um grill por lá , então caminhamos com as crianças quase toda a trilha e quando chegamos a St. Jost ficamos por lá quase a tarde toda.

Primeira estação – Grosse Töne brincando com os sons

Segunda estação – Spürnasen Tempo de sentir alguns odores e perfumes da natureza

Terceira estação – Fingerspitzengefühl Vamos brincar com os sentidos

quinta estação – Scharfblick Vamos observar e apreciar a natureza

Sétima estação – Schein oder Sein

e vários animais espalhados pelo caminho

Além das oitos estações espalhadas pelo caminho, na trilha existem três áreas para piqueniques sendo a mais concorrida a que está localizada perto do restaurante St Jost é uma área de grill  catalogada pela  Schweizerfamilie, o que significa uma excelente infra-estrutura para famílias com parquinho, banheiro. Apesar de nos outros dois grills você ter lenha disponível, nesse perto de St. Jost você terá que fazer uma busca pela floresta e catar gravetos para acender o fogo.

Schweizerfamilie Feuerstelle Localizado no começo da trilha

colhendo gravetos para fazermos o fogo

Dá uma olhada nesse banheiro, o melhor que já encontrei em todas as trilhas que fizemos é muito limpo. Uma associação cuida da manutenção do mesmo

Restaurante St. Jost funciona o ano todo, mas no mês de julho eles fecham

Esse grill está no meio da trilha

Localizado no final da trilha

Dessa última vez em  Raten encontramos ainda neve e muita lama mesmo estando em uma baixa elevação 1077 metros de altitude  mas apesar disso não fomos os únicos a querer aproveitar o domingo de sol na montanha e o Grill estava mais concorrido do que água no deserto.

pelo caminho

Depois das crianças aproveitarem uma tarde brincando e explorando a natureza e nós pais literalmente ” Sonnen Tanken” continuamos a caminhada até o restaurante para um sorvetinho e as crianças brincarem um pouco mais no lindo parquinho que tem ao lado.

Pátio do restaurante

Com carinho

Rita

Como chegar:

De carro

O local possui estacionamento pago, o dia todo custa 5chf

De transporte público

Com trem até Zug  e então bus via Oberägeri para Raten e descer na estação Oberägeri