Descendo de trenó em Sedrun com crianças
Cantões: Grisões (Graubünden)

Descendo de trenó em Sedrun com crianças

20 fev 2022

Não é só de esqui e “snowboard” que o inverno na Suíça é feito, para aqueles que não sabem esquiar ou simplesmente não gostam, mas querem curtir as montanhas nessa época do ano, tem outras opções como: trilhas e trenó.

Descer de trenó uma montanha é uma opção bem divertida, e com certeza mais barata do que esquiar.

Estivemos visitando a região de Disentis alguns dias atrás e aproveitamos para descer de trenó, em uma das pistas do Ski Arena Andermatt-Sedrun-Disentis  complexo.

O complexo Ski arena conta com 180 quilômetros de pista de esqui e 33 elevadores e montanhas acima de 3000 metros do nível do mar e conecta a região de Disentis e Sedrun no cantão Graubünden a Andermatt no cantão Uri.

O complexo possui 03 pistas de trenó oficiais, em montanhas diferentes, são elas:

Andermat

Nätschen — Andermatt, com 4,7 quilômetros de extensão, sendo o seu ponto mais alto 1845 m e o mais baixo 1457 m, o acesso é com a gôndola Gütsch Express ou com o Trêm da linha férrea Mattherhorn Gotthard.

Sedrun

Nätschen — Andermatt, com 4,7 quilômetros de extensão, sendo o seu ponto mais alto 1845 m e o mais baixo 1457 m, o acesso é com a gôndola Gütsch Express ou com o Trêm da linha férrea Mattherhorn Gotthard.

Sedrun

Milez — Dieni, apesar de ser uma pista que no começo é bem rápida, pois é íngreme, é indicada para famílias e o acesso é com a Telecadeira de Dieni até Milez

Disentis


Mompé — Medel, essa pista exige um pouco de atividade física, primeiro uma caminhada de mais ou menos 45 minutos em subida, e depois a descida de trenó pelo vale nevado através de aldeias remotas e bosques cobertos de neve, sem contar a vista.

Chegando em Dieni

Como estávamos hospedados na região, chegamos a Dieni por volta das 11h. Dieni fica localizada no começo do passo de Montanha Oberalp, no cantão Graubunden, mesmo chegando nesse horário conseguimos vagas no estacionamento, mas fica aqui uma observação foi em plena 5 feira, acredito que em finais de semana, a região lota, por isso seja Early bird, chegue cedo, para não se estressar procurando lugar para estacionar.

Uma ótima opção é o transporte publico, a estação de trem é praticamente do lado da estação de teleférico. Consulte aqui a melhor conexão.

Quanto custa para descer de trenó no Ski Arena complexo

Existem duas opções de bilhetes o do dia todo ou para meio-período (das 12h as 16), como chegamos por volta desse horário optamos por esse bilhete. Veja os preços abaixo:

Dia todo Meio – período
Adulto30 Chf23 Chf
Crianças (6-15)15 Chf 11 Chf

O bilhete inclui – A telecadeira Dieni/Milez, o teleférico Andermatt/Nätschen e o trem da linha Matterhorn-Gotthard que faz o trecho entre Disentis e Andermatt.

Você pode alugar o trenó com um custo adicional de 10Chf e você o retira diretamente no teleférico em Dieni.

A Descida de Trenó

A descida de trenó na pista Milez — Dieni começa no vale, onde pegamos a telecadeira em Dieni e em poucos minutos chega a estação intermediária de Milez. 

A pista tem 4 quilômetros de extensão e é pura aventura, a primeira parte da descida de Milez até Mulinatsch é íngreme e bem rápida e aqui precisamos prestar bastante atenção e brecar muito, pois, do nada você ganha muita velocidade, a rota é separada da pista de esqui, mas em um trecho elas se cruzam. As crianças ambas na mesma faixa etária (10anos), desceram com o Bob e fizeram bem, desci de carona com uma amiga, que é experiente nisso e manejou bem o trenó. 

Apesar de ter visto pais com crianças pequenas descendo essa pista, eu não recomendo, tem pistas mais adequadas para descer com crianças pequenas.

A segunda parte da pista, achei mais tranquila, mas mesmo assim requer atenção, principalmente porque você vai cruzar com pessoas fazendo caminhada. Nesse trecho já estamos avistando o vale Tujetsch onde vemos as vilas de Rueras e Sedrun.

Se você tiver sorte durante a descida, pode ver o Glacier express cruzando o vale, a pista passa por debaixo da linha de trem, chegando e termina logo depois da curva, depois temos que fazer uma caminhada de uns 5 minutos ou pouco mais ate a telecadeira e começar a aventura novamente, uma única vez, não e suficiente.

Não foi o Glacier express, mas encantou do mesmo jeito

Fizemos o percurso umas quatro vezes com parada para almoço no restaurante que fica em Milez.

Dicas práticas para andar de trenó

  • Vista-se com roupas adequadas para o inverno. Roupa térmicas, pullover de fleece e roupa de esquiar, dependendo da calça de esqui, a neve pode entrar, então sempre coloco perneiras ou polainas (Gamaschen em alemão), assim evita bem da neve entrar no sapato e ficar molhado e gelado.
  • Capacete e óculos de esqui, são para minha família acessórios fundamentais na hora de descer de trenó.
  • Preste atenção nas pessoas a sua frente e as que vem rápido e querem ultrapassar
  • Se tiver que parar, pare do lado, nunca no meio da pista
  • Respeite as sinalizações e demarcações da pista
  • E o mais importante, respeite os seus limites, adeque a sua descida de acordo com as suas habilidades em fazer curva e frenagem.

Divirtam-se! O Ski arena é uma ótima opção para os amantes de esportes de inverno e liga duas regiões lindíssimas da Suíça.

Mais informações: Ski arena

Se você gostar! Pin it!

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário