Carnaval (fasnacht) na Suíça
Costumes e tradições

Carnaval (fasnacht) na Suíça

10 fev 2016

 

 

Fasnacht-mamaesnasuica.jpg

Hoje é Quarta-feira de cinzas  e me veio em mente boas lembranças de minha infância onde esperávamos com alegria pelas brincadeiras de carnaval, que com bexigas de plásticos  kkk molhávamos todas as pessoas mas realmente o ponto alto era esperar pelos bailinhos de rua onde fantasiados dançávamos e divertíamos com as marchinhas de carnaval,” quantos risos ô quanta alegria”. Minha mãe costumava me levar também na matine da portuguesa em São paulo, quem lembra?

Quando mudei para a Suíça no primeiro ano estranhei muito, não ser feriado e não ter comemorações na rua ou algum tipo de baile, alguma coisa que desse sinal que era carnaval? Com o tempo aprendi que eles têm sim carnaval mas aqui na Suíça o carnaval é bem diferente pra você ter uma ideia é tão diferente que  nos cantões (estados ) que são protestantes  começa depois da  4 feira de cinzas. Em Basel por exemplo onde se tem a maior e melhor festa de fasnacht na Suiça, são 72 horas de festa, começa 1 semana depois da 4 feira de cinzas. Ja nos cantões católicos, por exemplo a Suiça central , eles comemoram antes da 4 feira de cinza e no fim de semana anterior, algo como no Brasil. Depois de Basel, Lucerna tem um dos melhores carnavais aqui da Suiça.

 

fasnacht-mamaesnasuica.jpg

Na minha pequena cidade descobri que o fasnacht começa em 11 de novembro. Nesse dia, é celebrado o Nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a tradição, surge de um pote de mostarda. O Hoppeditz participa das festas até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte, quando é queimado e enterrado. Talvez seja por isso que eu nunca tenha entendido, que por exemplo no dia 06 de janeiro na cidade onde moro sempre tem carnaval, eu achava que eles comemoravam o dia dos reis magos, mas somente esse ano, quando recebi o folheto em casa, percebi que era a abertura do fasnacht na região.

fasnacht-mamaesnasuica.jpg

O boneco Hoppeditz e acredito que com uma amiguinha 🙂 pronto para ser queimado e enterrado. Foto de ontem na minha cidade

O espirito da festa assim como os temas, as roupas , as músicas são bem diferentes do que estamos acostumados, mas mesmo assim tem lá seu encanto e se torna até mesmo interessante aos olhos de uma brasileira kkkk.

fasnacht-mamaesnasuica.jpg             DSCN0059.1    fasnacht-mamaesnasuica.jpg

Estamos em pleno inverno no hemisfério norte e por causa desse frio intenso as fantasias precisam ser quentes o suficiente, por isso a maioria delas são grandes e pesadas. Apesar de eu não gostar muito das máscaras acho assustadoras, tudo tem seu encanto, tornando-o especial e diferente. Em algumas cidades a banda musical se apresenta no desfile com suas fantasias e o ritmo da festa é o Guggenmusik.

fasnacht-mamaesnasuica.jpg

Todas as fotos são do Fasnacht de Basel de uns anos atrás

Pra quem não sabe o Guggenmusik teve suas origens no costume de expulsar os espíritos do inverno com chifres de vacas. Desde 1934 Guggenmusik cresceu e é comemorado normalmente na terça de carnaval conhecido como o  Guggetag .

É um carnaval muito tranquilo sem aquela grandiosidade e animação que vemos no Brasil, mas com Beleza.

fasnacht-mamaesnasuica.jpg       fasnacht-mamaesnasuica.jpg     fasnacht-mamaesnasuica.jpg

Ontem curtimos o Kinderfasnacht  aqui na nossa vila e o Nico adorou.

 

Abraços

Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário