Uma caminhada pelo Desfiladeiro Taubenloch (Taubenlochschlucht)
Cantões: Berna

Uma caminhada pelo Desfiladeiro Taubenloch (Taubenlochschlucht)

11 maio 2021

Amanheceu chovendo, mas mesmo assim não nos desanimou a fazer uma pequena trilha que já estava programada para o dia.

Colocamos nossas capas de chuvas e botas de trilha e dirigimos em direção a Frinvillier para caminhar pelo desfiladeiro Taubenloch.

Como chegar :

Fomos de carro e achamos a opção via Frinvillier, o desfiladeiro não tem um estacionamento oficial, mas estacionamos na Rue du Canal, no Taubenlochweg, tem estacionamento mas pertence ao restaurante.um cambem Pela outra entrada Biel-Bözingen, não vi estacionamento próximo, mas acredito que na rua principal você deve achar vagas.

De transporte público um trem até Biel/Bienne e depois um ônibus número 1 ou 2 até a parada Taubenloch.

Ou trem até Biel/Bienne e depois um trem até Frinvillier, saindo da estação, são uns 20 minutos até o restaurante Du Gorges onde começa a trilha.

O desfiladeiro

O desfiladeiro Taubenloch está localizado no planalto suíço, na região de Biel/Bienne uma cidade bilíngue onde o alemão e o francês convivem em harmonia.

A caminhada pelo Desfiladeiro Taubenloch e uma das mais populares da região, talvez seja pelo romantismo que o lugar traz ou por ser o único desfiladeiro na Europa que se encontra nas mediações de uma cidade, mas com certeza é uma ótima opção de lazer para famílias.

O caminho de cerca de 2 quilômetros está entre Frinvillier (altitude: 517 m) e Bözingen, um subúrbio de Biel/Bienne (altitude: 447 m). Nós comecamos a trilha na Rue do canal, direção Restaurant du Gorges, mas optamos por fazer o caminho via Canal, do restaurante você já vê algumas placas informativas e descritivas sobre o desfiladeiro.

A trilha não é circular, são 2km cada trecho, mas é bem fácil, quando chegamos a Bözingen, pegamos o ônibus até a estação de trem e de lá um trem até Frinvillier para pegar o carro, mas você pode fazer o caminho de volta pelo desfiladeiro é o que acontece na maioria deles.

Tem área para piquenique, em frente da pequena central hidrelétrica ESB, e no meio do caminho você encontra um desvio que te leva a um míni zoo, com cabras, não fizemos o desvio, pois acredito que por causa do tempo, não encontraríamos nenhum animal no lugar. No final da trilha em Bözingen tem banheiro, com chuva temos que ter atenção redobrada, especialmente com crianças, pois o caminho fica bem escorregadio.

Um, curiosidade, se traduzirmos do alemão para o português o nome seria Desfiladeiro da Pomba, Tauben é pomba no idioma alemão, e, porque o desfiladeiro tem esse nome? Alguns dizem porque muitas pombas criaram ninhos por la, mas eu gosto da versão mais romântica que diz segundo a lenda local, um jovem se apaixonou por uma moça que era tão bonita, encantadora e graciosa que seu apelido era die Taube / la Colombe (a pomba). Eles queriam se casar, mas ela foi perseguida pelo despótico Senhor de Rondchâtel e na sua tentativa de escapar dele se atirou no desfiladeiro, assim o desfiladeiro passou a se chamar Taubenlochschlucht em sua memória.

A chuva não tirou a beleza do lugar e espero que vocês tenham gostado do passeio.

Mais informações

www.3jl.ch

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário