Trilha com criança: Um parque chamado Mooraculum
Cantões: Lucerna

15 jul 2017

Essa foi a primeira semana de férias de verão no cantão onde moramos, e eu organizei algumas atividades para nós e mesmo com o dia indeciso entre chuva e sol fomos passear na montanha afinal férias são férias e diversão não pode faltar.

Convidamos uma amiguinha e partimos logo de manhã ao nosso destino, dessa vez fomos conhecer o parque Mooraculum localizado em Sörenberg na região de Entlebuch uma das mais belas reservas naturais protegidas: ” a Biosfera de Entlebuch “que faz parte da Unesco.

Alem da diversão garantida pois o enorme parque possui vários brinquedos como escorregadores, balanços, jogos, pista de obstáculos e uma área para brincar com água, áreas de piquenique e relaxamento. O parque é também um lugar para descobrir e desfrutar de uma maneira didática através de estações interativas tanto em alemão como inglês sobre a fauna e flora de uma região pantanosa que aos poucos esta desaparecendo da natureza. O intuito é que através das brincadeiras e jogos as crianças aprendam a lidar com a natureza de uma forma mais consciente.

Ao ler todas as estações para ele, eu acabei aprendendo muito sobre regiões pantanosas. O parque acaba sendo divertido e didático para crianças e adultos

Nós chegamos no local por volta das 10h da manhã e  pegamos a gôndola até o Restaurante Rosswied localizado a 1400 metros acima do nível do mar, saindo da estação logo você verá a entrada do parque e ao lado o restaurante, para nossa surpresa estava vazio, fomos os primeiros a chegar no parque e as crianças tiveram bastante tempo para aproveitá-lo. Acredito que em dias quentes deve haver disputa dos mesmos principalmente nas áreas com água para brincarem.

Essa área do parque em frente ao restaurante é destinada aos brinquedos e jogos conhecida como Mínimoor (Pequeno pântano )

atração mais disputada em dias quentes

Na entrada do parque você encontrará algumas estações interativas e a pista de obstáculos

Estação chamada de salve os sapos

Guia do pântano

estação interativa: Salve o pântano

Ao lado do parque na Floresta você encontrará a vila pantanosa e a área de piquenique com mesas e grandes grills

Para a diverão ser completa na bilheteria você pode pedir pelo “Forscherpass” um pequeno livro onde as crianças terão que procurar por placas redondas com fotos de animais ou plantas escondidas nos brinquedos, achou a placa as crianças terão que localizar a correspondente tanto cor como figura no livrinho e dobrar a mesma. Uma vez com todas as respostas corretas você poderá trocar por um prêmio. Eu achei muito complicado achar as figuras e vi somente umas três, nem tentamos achar o resto.

Aqui a gota d’ água

Mas a diversão e aprendizado não fica restrito somente ao parque ao lado do mesmo tem uma trilha temática Sonnentau-weg zum mooraculum são 1,5 km percorridos facilmente por crianças de qualquer idade e acessível com carrinho de bebês. Mas no caminho antes de chegar a entrada da trilha você ainda passará por mais brinquedos, simplesmente diversão a cada passo.

esse balanço é uma verdadeira cachoeira. Você aperta um botão na placa ao lado e não para mais de sair água. Imagina em um dia quente, uma delicia

Sinalização indicando o começo da trilha

São 17 estações que durante o percurso mostra como surge uma área pantanosa, a fauna e a flora do local. O percurso é fácil e só na reta final você encontra um pouquinho de elevação e dura menos de 1 hora. Apesar de ser uma trilha lúdica com algumas atividades, as crianças se interessam mesmo pelo parque, o Nico queria terminar o mais rápido possível a trilha para poder brincar na água, independente do tempo chuva ou sol não esqueça de levar roupas extras, no final da trilha começou a chover e ainda bem que eu tinha jaqueta e calça de chuvas. Em dias quentes biquíni e short de banho são bem vindos 🙂

Foi uma experiência maravilhosa e um dos melhores parques que já levei o Nico. É diversão para o dia todo!

Com carinho

Rita

Mooraculum
Hinter-Schöniseistrasse 4
6174 Sörenberg
www.mooraculum.ch
Como chegar

O local possui estacionamento mas são poucas vagas

De Transporte público

Desde Zurique pegar um trem até Lucerna e de Lucerna pegar o trem direção Berna e descer na estação Schüpfheim e de lá pegar ônibus 241. Para checar sua conexão www.sbb.ch