O melhor do lago Walen (Walensee) em família
Cantões: Glarus

O melhor do lago Walen (Walensee) em família

08 maio 2020

Você conhece o Walensee? Não, então deixa eu te apresentar. É um lago que gostamos muito e que oferece opções de lazer para famílias espalhadas pela sua margem. É uma excelente dica de passeio partindo de Zurique são cerca de 45 minutos de carro e pouco mais de uma hora de transporte público, claro vai depende de onde no lago você queira ir.

O lago de walen (walensee em alemão) é um dos mais belos lagos suíços, localizado no leste da Suíça entre o cantão St Gallen e Glarus, na região de férias conhecida como “Heidiland”, região da famosa história infantil Heidi. É o décimo segundo maior lago da Suíça e cobre uma área de 24 quilômetros quadrados, suas águas seguem para o Canal Linth, que deságua na nascente do lago de Zurique.  Tem como cenário o belíssimo pico Churfisten de um lado e do outro o popular resorte de esqui e caminhadas Flumserberg e Kerenzerberg que dá um charme mais que especial na paisagem.

O que fazer:

1 – Piscinas públicas (Badis)

O lago tem uma certa fama, a primeira é um dos lagos mais profundos da Suíça (150 m) e a outra é que suas águas são congelantes, mas mesmo assim nada impede de você se aventurar e no verão frequentar uma das seis Badis oficiais (piscina pública) Gäsi, Altes Strandbad, Mühlehorn, Flihorn, Lago mio e Betlis, outras badi você pode encontrar em Murg, Unterterzen, Mols e Walenstadt e todas essas possuem infraestrutura adequada para você curtir um dia de verão.

Já estivemos na piscina em Walenstadt acredito que seja a maior no lago e tem uma excelente estrutura com área de churrasqueira, parquinho, restaurante e banheiro.

Tem outras duas áreas para banho no lago que gostamos muito, uma fica em Betlis, tem área para churrasco, banheiro e você pode conciliar com a trilha até a cachoeira e a outra é a praia Lago Mio ponto de encontro do pessoal que curte esportes náuticos como: windsurf, kite surf , mergulho entre outros, nessa prainha tem um bistro, parquinho para crianças, banheiro e vários pontos onde você pode estender uma toalha e tomar sol.

2 – Passeio de barco

Nós fizemos esse passeio somente uma vez e te digo que vale muito a pena, o lago é lindo e as cidadezinhas a sua margem um encanto, paramos em Quinten para almoçar por la e depois na volta descemos em Betlis e caminhamos até Weesen, foi um passeio maravilhoso e super indico.

Os barcos operam durante todo o ano, embora no inverno o serviço fique limitado a conexão entre Murg e Quinten de que outra forma a cidade ficaria inacessível. As viagens duram em “média” de 2 a 4 horas, dependendo do trecho que você quer fazer e das conexões.

Os passeios de barco são operados pela companhia Schiffsbetriebe Walensee, ou seja GA, Halbtax, Juniorkarte, não são aceitos. Crianças entre 6–16 anos pagam meia tarifa. E a compra pelo app SBB não é possível, você compra o ticket direto no barco na hora do embarque.

3 – Trilhas

A região conta com mais de 110 km de trilhas desde fácil e temáticas para crianças até aquelas para os mais aventureiros. Em kerenzerberg tem a trilha até o lago Talalp e em Flumserbeg tem várias e já fizemos algumas, logo post aqui no blog.

A maior cachoeira da Suíça é fácilmente acessível por uma trilha desde Betlis, mais informações leia abaixo:

4 – Cidades

No entorno do lago você encontra várias cidadezinhas encantadoras vou mencionar aqui as que mais gostamos e achamos que vale a pena a visita.

Amden

É com certeza a mais conhecida pois tanto no verão quanto no inverno é um ótimo destino para famílias. No inverno são 25 quilômetros de pista de esqui e no verão a região conta com vários quilômetros de trilhas. Esta localizada a 908 metros acima do nível do mar e tem uma bela vista do lago.

Em Amden recomendo uma pequena trilha até o mirante em Chapf de onde você podera apreciar uma vista realmente bonita. São 20 minutos de caminhada desde o estacionamento em Arvenbüel por uma estreita estrada asfaltada, a maior parte do caminho é plano sendo acessível com carinho de bebê, só na reta final que tem um pequeno trecho de cascalho. No mirante tem vários bancos para sentar e apreciar a vista. Um dos passeios que mais gostamos em Amden.

Wessen

A pequena e bonita cidade de Weesen está situada na Riviera e andar pela cidade ou pela promenade você se encantara com os prédios históricos e com todo o charme que ela tem. É ponto de partida dos passeios de barco e uma caminhada pela promenade você chega aonde começa o canal Linth que desagua no lago de Zurique. No verão o pessoal se arrisca em alguns esportes náuticos e muitos descem o linth canal de barco inflável até schmerikon. Está na nossa lista de coisas para fazer e já até compramos o barco 🙂

Quinten

Fica no lado mais ensolarado do Lago, diretamente sobre as rochas íngremes do impressionante Churfisten. Devido ao seu clima ameno, é considerada o Ticino na parte leste da Suíça, por la frutas como uvas, figos, kiwis e outras frutas tropicais são produzidas. A cidade é isolada e só é possível chegar de barco desde Murg ou caminhando desde Weesen, ou Walenstadt, por isso ela corre seriamente o risco de desaparecer o que seria uma pena, a vila com os seus vinhedos têm um charme todo especial. Saiu até uma reportagem sobre isso, que os moradores estão propondo de familias se mudarem para lá. Na vila indico o restaurante Seehus onde comi um peixe maravilhoso e com uma das melhores vistas do lago.

5- Parquinhos

As margens do lago de Walen você encontrara vários parquinhos infantis conhecemos alguns e gostamos bastante. Na região tem o Spielerlebnis Walensee (tipo uma trilha) que são 6 parques temáticos ligados entre si através do transporte fluvial e conta um mistério no lago que as crianças tem que desvendar. Você precisa comprar uma mochila com o mapa que contêm pistas para desvendar o mistério. Nesse kit está incluido o bilhete do barco. Está na nossa listinha.

Espero que gostem das dicas! E se você for visitar o Lago, nos conte o que achou?

Com carinho

Rita

Mais informações : amden-weesen

Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais aqui na Suíça.

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário