Trilha com crianças : Muggestutz – o caminho dos anões, em Hasliberg
Cantões: Berna

Trilha com crianças : Muggestutz – o caminho dos anões, em Hasliberg

18 set 2017

Gostamos muito de acampar em Brienz, como já escrevi em um post. Sou fã desse vilarejo, localizado no lago Brienz, no cantão de Berna. Além de lindo, é ponto de partida de diversas opções legais de passeios, como St. Beatushölen, Ballenberg Museum e Aareschlucht.

Agora no verão meus pais vieram para a Suíça de férias e passamos uma semana em um apartamento não muito longe dali, em Beatenberg. Em um dos nossos passeios resolvemos fazer o “Zwergenweg” (caminho dos anões), saindo de Mägisalp indo até Bidmi, em Hasliberg. A estória do anão Muggestuzt e sua mulher Senhora Raurinde foi criada pela autora e professora de jardim de infância Susanna Schmid-Germann, que desde 1996 escreve livros infantis.

Existe o Zwergenweg Mägisalp-Bimi, de 5 Km, passando por Gummenalp, e o Zwergenweg Käserstatt-Lischen, de 3 Km. Escolhemos o primeiro trajeto. Fomos de carro até Hasliberg-Reuti e de lá pegamos a gôndola até o restaurante Alpen tower, que é o ponto mais alto dessa estação de esqui. A vista é linda.

Fizemos um piquenique e descemos de gôndola até Mägisalp, de onde começamos a trilha. A previsão da caminhada era de duas horas de duração, mas levamos quase três horas e meia, por causa das inúmeras paradas. E olha que no final pulamos umas duas estações para chegarmos até Bidmi antes das 17h, a tempo de pegarmos a gôndola para retornar.

O caminho é super legal, subindo montanha e atravessando floresta de pinheiros. Pelo que entendemos os anões tem tradição no vale Hasli e Muggestutz é o mais velho dos anões da região. Ao longo do trajeto são colocadas pistas e pequenas charadas que convidam as crianças a participarem de inúmeras aventuras, como explorar uma pequena caverna de árvore, fazer coleta de pinho, andar em um labirinto… É muito legal e a Isa e o Fabrício se divertiram tanto, que nem perceberam o quanto andaram.

A casinha do Muggestutz foi o ápice do passeio. Adoramos. Quando percebi o Fabrício já estava sem sapatos deitado na cama do anão hahahaha.

Foi difícil tirá-lo de lá e seguir com a caminhada. Nossa “família de gigantes” amou essa trilha kkkk e recomendamos o passeio para todas as famílias que tiverem crianças que já estejam andando ou podem ser carregadas no “baby carrier”, pois não dá para fazer o percurso com carrinho de bebê. No caminho tem bastante opção para fazer piquenique, então leve seu lanchinho e água! Em uma das paradas tem também um banheiro Toi Toi, que quebra um super galho ;).

A trilha funciona do final de junho até metade de outubro, portanto fique de olho na previsão do tempo e corra para fazer ainda esse ano, pois talvez dê tempo. Ou coloque na sua listinha de passeios para 2018. Vale super a pena!!

Um grande abraço,
Grazi

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário