Kinderbörse – feirinha de roupas infantis, acessórios e brinquedos usados
Nossas experiências

Kinderbörse – feirinha de roupas infantis, acessórios e brinquedos usados

18 abr 2017

mamaes_na_suica_kinderboerse4

Já escrevi sobre Brokenhaus (lojas de segunda mão) e minha paixão por coisas usadas e velhinhas. Mas além de garimpar “preciosidades” nessas lojas, aqui na Suíça aprendi também a vender o que não uso mais para fazer um dinheirinho. Nos últimos anos participei de algumas feirinhas de usados para crianças – “Kinderbörse” ou “Flohmarkt für Kinder” – e era uma farra para a família toda. Cheguei a ir barrigudona do Fabrício vender roupinhas e acessórios de menina, que não iria usar com o segundo baby.

Em alguns lugares é preciso levar as mercadorias com antecedência, dar o preço de cada item e a organização do local se responsabiliza pela venda, mediante uma porcentagem da renda. Depois você precisa recolher o que não foi vendido em um dia marcado. Não gosto desse esquema. Acho que dá muito trabalho ter que ir duas vezes. E pra falar a verdade gosto da “muvuca” mesmo. Gosto de levar tudo no dia, organizar e deixar meu marido lindo distribuindo sorrisos e negociando o preço hahahaha.

mamaes_na_suica_kinderboerse6

A foto está meio ruinzinha, mas é a única que temos da feirinha de Oerlikon

Nos bairros onde participamos, as feirinhas são bem populares e os valores das mercadorias são super baixos. Começamos com o preço que achamos justo e no final do dia o objetivo é voltar para casa sem nada. Então a venda acaba sendo muitas vezes simbólica e o dinheiro entra para um caixinha das crianças. Para a Isa também achamos super legal, pois ela aprende a se separar de coisas que não usa mais e a vender roupas e brinquedos para outras criancinhas. Com o tempo passou a decidir sozinha o que será destinado à venda.

Participamos uma vez de uma feirinha de usados no Zentrum ELCH em Oerlikon (Zurique) – foto acima.  Alugamos a mesa por CHF 10 e o resto, descontando o que gastamos com cachorro-quente, pipoca e sirup ficou para a gente. Ou seja: quase nada! Hehehehe.

Já em Altstetten, também em Zurique, participamos algumas vezes no GZ Bachwiesen e adoramos. A feirinha de lá acontece sempre no último domingo do mês no gramado em frente à cafeteria ou dentro do GZ, se o tempo estiver ruim (já participamos uma vez de baixo de chuva. Um horror!!). Alugamos mesa na primeira vez, mas depois resolvemos economizar os CHF 10 e passamos a levar somente canga para colocar no chão e improvisávamos uma bancada com caixas de papelão e tábua. Viramos “pro”!! Quem me viu quem me vê! 😉

mamaes_na_suica_kinderboerse5

mamaes_na_suica_kinderboerse3

mamaes_na_suica_kinderboerse

Experimente você também! Tente se informar sobre as feirinhas na região onde mora, em centros de comunidade ou escolas. Existem também lojinhas de segunda-mão, mas gosto mesmo da rua. E de uma forma ou de outra por favor venda somente o que está em bom estado. As vezes me choco quando vejo o que algumas pessoas tentam vender, como pantufinha furada (!!!), quebra-cabeça faltando peça, livro faltando página…

Nos últimos tempos comecei a ficar cansada e com preguiça de me organizar para participar de feirinhas. As crianças estão maiores e as roupas de dia a dia mais surradas. Os artigos mais legais passei a vender pelo grupo “Vamos Trocar?” que criamos no facebook e outras coisas entrego para doação na Suíça ou no Brasil. Ano passado participei de uma feirinha no nosso novo bairro/cidade. Mas como visitante. Ao invés de vender dei cinco francos para a Isa e três para o Fabrício escolherem alguma coisa. Cada um saiu da feirinha com um brinquedo e no fim todos ficaram felizes: as crianças que venderam, meus filhos que compraram e meu marido e eu que estávamos tentando ensinar que o “lixo” do outro pode ser nosso “tesouro”.

Beijo com carinho,
Grazi

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário