Descubra Leukerbad: Termas, trilhas e muito mais.
Cantões: Valais (Wallis)

Descubra Leukerbad: Termas, trilhas e muito mais.

19 nov 2020

Conhecida como um destino Welness ( bem-estar) a charmosa cidade de Leukerbad é um destino perfeito para aqueles que precisam de um tempo para relaxar e curtir esportes em simultâneo, e também um ótimo lugar para um final de semana em familia.

Localizada aos pés do passo de montanha Gemmi (Gemmipass) a 1411 metros acima do nível do mar, no cantão Wallis, leukerbad ganhou o título de maior balneário/estância termal e de bem-estar dos Alpes e funciona 365 dias ao ano e desde 2008 a cidade esta na lista de destinos suicos de Welness (the Swiss wellness destinations) , esses destinos sao examinados e certificados através de critérios da Federação Suiça de turismo.

A principal atração da cidade — As Termas

A história das termas de Leukerbad remonta aos romanos, que já conheciam as propriedades medicinais e relaxantes de suas águas quentes e desde então elas vêm sendo utilizadas ininterruptamente pelos suíços tanto para tratamentos medicinais como para welness e isso impulsionou o turismo na região.

São 3,9 milhões de litros de águas termais a 51 graus centigrados que abastecem diariamente suas piscinas São cerca de 65 fontes termais, das quais oito são usadas como balneoterapia ou para fins energéticos. . As termas oferecem um universo de opções entre “jacuzzis”, hidromassagens, saunas, etc.

A água que jorra nas mais de 22 piscinas termais espalhadas pela cidade (a maioria ao ar livre) é fruto de uma longa jornada subterrânea na área entre Majing e Torrenthorn. São necessários 40 inacreditáveis anos até que a água infiltrada da montanha se enriqueça nas profundezas com minerais valiosos, aqueça até a temperatura de 51 °C e volte a superfície.

Vocês devem estar pensando 51 graus não é muito quente, é por isso que o município resfria a água até 38 graus. Além das termas tem uma oferta grande de tratamentos disponíveis entre beleza, saúde e bem-estar.

As principais e mais conhecidadas termas em Leukerbad são: Leukerbad therme, Walliser alpentherme e Therme 51.

Tickets e horário de funcionamento

Geralmente essas termas que citei acima funcionam entre 8 da manhã até 8 da noite e os preços para 1 dia são entre 25chf a 30chf. Mais informações clique aqui

Outras atividadas em Leukerbad

Nem só de águas quentes vive Leukerbad, a cidade oferece uma gama de atividades tanto no verão quanto no inverno, especialmente para famílias.

Em qualquer estação as principais atividades esportivas giram em torno das duas montanhas principais que rodeiam a cidade, a Torrent e a Daubhorn, esta última situada na passagem alpina Gemi que por muito tempo foi a única rota entre os estados de Wallis e Berna. O acesso é através de teleférico que funciona quase o ano todo.

No último verão estivemos em Leukerbad apenas um dia e conseguimos fazer somente uma trilha, as termas estavam foram de cogitação devido ao coronavírus, eles montaram um novo sistema de proteção e restringiu entrada a um limite de pessoas e as filas para entrar com 1 hora de espera e infelizmente não tivemos tempo de subir até a montanha Daubhorn, por lá tem lago e trilhas então na próxima vez, essa será parada obrigatória.

Para os totalmente aventureiros a cidade possui a mais longa, ingreme e bonita via ferrata da Suíça, essa é recomendada para aqueles que são experiente em escaladas. Assisti vídeos e fiquei impressionada, tem que ter muita coragem mesmo. É uma aventura totalmente não recomendada para crianças.

O Caminho das termas e o desfiladeiro Dala

Como disse acima, nós fizemos uma trilha que foi o caminho da fonte termal pelo desfiladeiro (Dala).

Nós começamos a trilha na cidade passando a ponte, vocês encontrarão sinalização, o percurso todo circular são 5 km ou seja, 1 hora de caminhada mais ou menos, mas você pode fazer somente o percurso até a cachoeira beirando o desfiladeiro e caminhando por uma plataforma metálica e voltar, preferimos ir até à cachoeira e de lá seguir o caminho até a cidade que são mais ou menos 30 minutos.

Seguindo na trilha você pode fazer um desvio e visitar uma velha terma a Fussbadquelle, e pondo a mão você pode sentir a temperatura da água.

Continuando no caminho, a esquerda, você encontrará uns bancos para tomar sol e curtir a vista, ali já começa o caminho pela plataforma que leva até a cachoeira.

A plataforma metálica beirando o desfiladeiro, se você tem medo de altura, não indico esse passeio, no final da estrutura perto da cachoeira tem uma escada, que pode dar um pouco de medo.

No final do desfiladeiro, você pode seguir para a cidade conforme placa indicativa ou seguir em outras trilhas. Nós voltamos para a cidade, pois já era tarde e tinhamos que buscar um restaurante para jantar. O caminho de volta até a cidade é fácil e muito bonito, e voltamos até o inicio da passarela e lá o mesmo caminho de volta a cidade.

Espero que tenham gostado! E aproveitem para trilhar e depois relaxar em águas termais.

Com carinho,

Rita

www.leukerbad.ch

Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais sobre a vida aqui na Suíça.

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

2 comentários
  1. Sílvia Andorinha
    01 nov 2021

    Estive a ler o post dos Brockis da Graziela, agora li o seu e adorei também. Estou a ler tudo o que encontro sobre a Suíça. Vou viver para aí no próximo ano. Sou formadora de inglês e francês em Portugal. Neste momento estou a estudar o alemão também. Quero chegar à Suiça pelo menos a compreender o que é dito, perguntar e responder ao básico. Obrigada pelo vosso blog.

    • Oi Sílvia tudo bom!

      Que maravilha mudar para a Suiça, espero que essa mudança te traga muita felicidade. Você ja deu um passo importante para se sentir em casa por aqui, está aprendendo alemão, chegar falando pelo menos o básico te ajudará muito, apesar que você fala francês e inglês, se você for morar em cidade grande, o inglês te ajudara muito e os suíços se viram no francês também.

      Agradeço o carinho e se tiver por Zurique será um prazer tomar um café

      Abraços
      Rita