Conhecendo a linda Foroglio e o Vale suspenso ou Val Calnegia
Cantões: Tessino (Ticino)

Conhecendo a linda Foroglio e o Vale suspenso ou Val Calnegia

26 abr 2021

No último verão, tivemos a oportunidade de explorar um pouco mais a Suíça e conhecer lugares belíssimos, no cantão Graubünden e Ticino.

Fizemos um passeio bem bonito no vale Maggia, visitamos a cidade de Foroglio para conhecer sua famosa cachoeira e sua arquitetura e adicionamos a essa visita uma trilha lindíssima, com uma paisagem de contos de fadas, no vale suspenso ou Val Canegia.

Um pouquinho de Foroglio?

Foroglio é conhecida por sua cascata e por um lindo balanço de frente para a cascata, além disso, as suas casas de pedra decoradas com flores dão um charme todo especial a essa pequena vila, onde parece que o tempo parou.

Assim que você chega na cidade, você atravessa uma ponte e encontra a sua esquerda o caminho até a cachoeira e ao balanço, depois de muitas fotos, e hora de descobrir os encantos da vila. Você pode também apreciar a vista da cascata por outro ângulo, tem uma pequena trilha, um pouco acima da vila.

A vila é bem pequena e tem um groto (restaurante) com vista para a cascata e uma  igrejinha bem charmosa e seguindo, acima dela, a sua direita, você encontrará o caminho da trilha que te levara ao belíssimo Val Calnegia.

Como chegar:

De transporte público com trem até Locarno, e depois você precisa pegar o ônibus 315 até Bignasco posta e de lá o ônibus 333 até Foroglio.

Nós fomos de carro e apesar de ser mais fácil, o único incoveniente é que são poucos lugares para estacionar e no nosso caso, estacionamos no acostamento.

O vale encantado Calnegia

Localizado logo acima de Foroglio, o vale suspenso como também é conhecido, fazia parte de uma antiga rota de transumância (pastoreio migratório), onde os pastores com seus rebanhos migravam, durante o inverno para localidades mais apropriadas ao pastoreio. Ou seja, o que chamamos aqui na parte alemã de Alpabfahrt. 

O vale está dividido em três partes e a trilha desde foroglio até o final do vale, são aproximadamente 8k com diferença de altitude de 495 m, as montanhas nesse vale são inacessíveis, por isso a melhor maneira é voltar pelo mesmo caminho. A trilha até o Vale é ingreme, e com vários degraus, mas a vista recompensa.

Nós não fizemos a trilha toda, pois, o plano inicial com as outras famílias que foram junto, foi um piquenique, então fizemos somente metade do caminho, quase chegando no outro ponto do vale conhecido como Guerra.

Esse vale é cercado por montanhas que foram moldadas por um cataclismo, atrás do outro, durante o inverno não há quase luz de sol, e também não é recomendado trilha nessa estação devido a avalanches.

Assim que você alcança o topo, imediatamente você vê pilhas de pedras e rochas espalhadas entre os prados e bosques, desfiladeiro e corredeiras, essa primeira parte do vale é conhecida como Puntid, e forma uma paisagem única emoldurada por altas paredes de rocha.

Um desfiladeiro e sua ponte elegante, cercada por árvores e casinhas no estilo rústico, tornam essa primeira parte do vale simplesmente um conto de fadas. Vejam as fotos e decidam, vocês mesmos.

O lugar parece ser totalmente inahabitado, apesar de no verão termos vistos familias nas casinhas, deve ser casa de veraneio ou de pastores.

Caminhando por entre elas, chegamos a um lugar chamado de Splüia Bela, a mais famosa pedra do vale calnegia com 30 metros de comprimento, aqui morou um senhor até o ano de 2002 e é considerado o último pastor e queijeiro do vale, ele produzia queijos e no entorno dessa grande rocha, tinha um pequeno porão, um lugar para armazenar o queijo, entre outras estruturas.

Posso dizer que desfrutamos boas horas nesse lugar, fizemos piquenique nas pedras, as crianças brincaram bastante, mas prestem bastante atenção principalmente perto do desfiladeiro, no inicio do vale, ele forma a linda cascata que vemos lá embaixo. Eu definitivamente não aconselho essa trilha com crianças pequenas, e tampouco aconselho entrarem na água, a correnteza em determinados pontos, é bem forte.

Espero que tenham gostado!

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

5 comentários
  1. Werner
    09 dez 2022

    Parabens, gostei muito!

  2. Ângela Lajús Mendes
    18 fev 2023

    Oi RITA!
    Eu moro no RIO DE JANEIRO, estou planejando uma viagem de bike pela Suíça, em meados de maio deste ano. Se você tiver alguma dicas para o meu planejamento, ficarei muito grata. Pretendo ir sozinha, quem sabe podemos nos conhecer caso eu passe pela sua região. Já fiz algumas viagens de bike pela Europa, e agora faz parte da minha rotina uma ou duas vezes por ano.
    Abraço, Ângela

  3. Eduardo Morais Borges
    05 ago 2023

    Adorei visitar essa página, não imaginava ver tanta beleza!