Comida japonesa em Zurique
Comes e bebes

Comida japonesa em Zurique

02 jun 2015

Recentemente escrevi um post intitulado “saudades“. Mas é engraçado, pois pensando mais sobre o assunto uma das coisas que também sinto muita saudades do Brasil é de comida japonesa. Hehehehe. Já tinha escrito esse texto em um outro blog e por incrível que pareça continua atual.

Restaurante-japones-zurique

Antes de me mudar para a Suíça fazia parte do meu programa semanal comer no rodízio japonês com o pessoal do trabalho. De 2005 a 2008, período em que morei perto de Basel, quase tive uma crise de abstinência. Não sei se não soube procurar os lugares certos, se esses lugares não existiam ou se estava meio anestesiada e desanimada com a cidade em uma espécie de coma, que até achar um restaurante japonês legal se tornou missão impossível para mim. Naquela época me entupia de comida japonesa quando ia para o Brasil, tentando de forma desesperada fazer um estoque para aguentar o tempo de “estiagem” nos meses que se seguiriam aqui no país dos queijos e relógios.

Me lembro de ter feito promessas de preparar comida japonesa em casa e cheguei até a me equipar com utensílios do bairro da Liberdade, incluindo uma faca super afiada para cortar o peixe como profissional. Fiz até um curso a jato em São Paulo. Fiquei radiante quando fui convidada por uma colega de trabalho suíça para comer na casa dela os sushis maravilhosos que o namorido dela preparava. Tudo de bom para as invenções dele, que até morango tinham!! Nunca vou me esquecer do jantar maravilhoso que eles prepararam, de ter jurado para mim que nunca moraria em uma casa como a deles – no meio do nada e perto das vaquinhas – e de ter sujado a toalha de linho branca dela com molho shoyo depois de ter bebido vinho em excesso.

Em 2008, já em Zurique, voltei a viver e redescobri o mundo da culinária japonesa. Deus ouviu minhas preces e bem em frente ao meu apartamento uma luz surgiu no meu caminho: Kay Sushi Bar. Pequeno e charmoso, logo de cara virou meu bat-local. Atenção: todos os sábados eles têm “Sushi à discrétion”, o bom e velho “all you can eat”, com reserva antecipada. Durante os anos em que morei por lá gastei boa parte do meu salário em sushi. Minhas amigas do trabalho até perguntavam se eu tinha participação no restaurante, hehehehe. A sobremesa de panacota é bem gostosinha e dá para sentar no lado de fora e curtir o solzinho no verão. Bons tempos e boas memórias.

Traí o Kai com o Negishi Sushi Bar, que tinha acabado de abrir alí na Região. Eles também ofereciam pratos feitos para take away. Rápido, prático e gostoso. Mudei de bairro e passei a frequentar o Negishi na Badenerstrasse. O restaurante está sempre cheio, tem Sushi bar e também a la carte. Na parte de trás dá para se sentar em um jardinzinho bem gracinha. Foi lá que provei minha primeira Bento Box. Provei e amei. O edamame também é uma delícia e de vez em quando passo por lá só para comprar uma caixinha, que como ainda dentro do tram a caminho de casa. O Negishi é uma rede e tem outra unidade que gosto bastante em Niederdorf.

Mas se você está em busca de qualidade mesmo, nada se compara ao Samurai. Uma delícia! Feinho e pequeno, nunca entraria se não tivesse sido altamente recomendado pela comunidade japonesa local. Mas ainda bem que acredito que quem vê cara não vê coração e decidi entrar. Não é nada barato. Fui duas vezes e me esbaldei nas barcas fantásticas que eles servem, acompanhada de um maravilhoso saquê, é claro. Eles abriram uma segunda unidade, o Samurai II, perto da Stauffacher, mas ainda não fui.

Outro restaurante top que vale a visita é o do Hotel Hasenberg (em Widen). Meu marido me levou uma vez para comemorar meu aniversário, e segundo ele é um dos melhores restaurantes japoneses por aqui. Eu acreditei, pois a comida era divina. E o ambiente também bem legal. Além de caro também e longe, portanto melhor deixar para uma ocasião especial. Mas vale a pena provar.

Provei outros restaurantes sem graça e também o Bimi, perto de Bellevue. Achei muito caro para o que oferecem. Muito melhor é o Barfüsser, também em Niederdorf. Ótima relação custo-benefício e clima descontraído. Fui algumas vezes com umas amigas e é ótimo, pois uma delas conhece super bem o menu e faz umas combinações bem inusitadas. Infelizmente eu sou daquelas que precisa sempre de fotinhos… hehehe. Se você resolver comer por lá peça o “Monats-hit (ou wochenhit, não me lembro)”, Crunchy Tempura, Dynamite Triangle an Inuit Pleasure. E se não for muito tarde coma de sobremesa um cupcake na Cupcake affaire, que fica bem ao lado.

Meu sonho de consumo é o Sala of Tokio. É provavelmente o restaurante japonês mais caro da cidade, com 16 pontos Gault & Millau (2014) e o 12nd no ranking dos melhores restaurantes do estado de Zurique. Deve valer a visita, não? Acho que vou pedir de aniversário…

Restaurante-japones-zurique2Enquanto isso mato minha vontade com “rapidinhas” no supermercado mesmo. Nas grandes unidades do Coop e Migros eles também vendem caixinhas de combinados de sushi. Os do Coop são medonhos: duros, gelados e com gosto estranho. Mesmo deixando fora da geladeira como recomendado são terrivéis. Saia correndo! A única coisa que salva lá é o potinho de edamame, que colocado por um minutinho no microondas para esquentar fica saboroso. Agora as caixinhas do Migros caem muito bem. Gosto das de atum/spyce tuna. Dá pra comer na pracinha, no tram, em casa… Humm! Compro pelo menos uma vez por semana ;). E como dá para ver na foto minha gatinha me acompanha…

Uma amiga do trabalho, a mesma que me apresentou ao Barfüsser, me recomendou um restaurante novo que abriu na ZH HB. Não sei o nome, mas parece que fica na praça grande, perto do ponto de encontro. Ainda não conheço, e você? 😉

Beijo com carinho,
Grazi

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

4 comentários
  1. raquel
    08 jun 2015

    Grazi! Deu pra encher a boca d’água agora!!! Adoro sushi e também faço uma “reserva” toda vez que vou pro Brasil hehe. Dos que você citou, só não conheço o Barfüsser. O meu favorito é o Samurai! Um jantar no Sala of Tokio já ganhei de aniversário hehe, pede que vale a pena :)) No Seefeld tem um chamado Ginger, é caro, mas o sushi bar é uma graça e a comida boa. Vamos marcar um sushi !!!!! Beijinho Raquel

  2. Mamis Abroad
    08 jun 2015

    Já fui no Ginger também. Semana passada uma amiga me falou de um pequenininho perto da HB. Vamos?? Vc a conhece, é a Cris, mamãe da Ella. Podemos ir juntas. Bjinhos, Grazi

  3. Anônimo
    01 set 2018

    Oi vocês sabe aonde posso fazer um curço de sushi👍

  4. Gilson pontes
    31 dez 2023

    Bom dia sou sushimem foi need joob working sushimem meu conta +393892549569
    Com meus cumprimentos Gilson pontes shef de sushi.