Acampando em Sardenha, na Itália
Viagens

24 jun 2018

As férias de verão estão chegando e estamos nos preparando para duas semanas de acampamento. Por mais animada que eu esteja nunca passamos tantos dias assim em um camping, então a preparação tem sido bem diferente. Já compramos geladeirinha, um fogãozinho de duas bocas e estamos fazendo a lista do que falta. Para quem tiver interesse: o Aldi tem no momento uma promoção boa e compramos a nossa mini-geladeira por CHF 99. É pequenininha e resfria apenas cerca de 20 graus abaixo da temperatura ambiente. Não é fantástica e não dá para refrigerar tudo, mas quebra um galho.

Para dar uma animada e me encorajar para mais essa “aventura” estava olhando as fotos das férias de outono que fizemos em 2016 em Sardenha, na Itália. A viagem foi uma delícia! Como era outubro e a temperatura estava meio baixa para acamparmos aqui na Suíça, resolvemos seguir rumo ao sul. Fomos de carro até Genoa e de lá atravessamos pelo mar até Olbia.

Ainda no ferry boat a caminho de Sardenha

Vimos algumas famílias se acomodarem em cadeiras ou esticarem seus sacos de dormir nos corredores do ferry boat para passarem a noite, mas não somos tão guerreiros assim. Reservamos uma cabine com quatro camas e banheiro com chuveiro, o que representou metade do custo de toda a viagem. Mas valeu a pena. Dormimos poucas horas, porém as crianças estavam mais relaxadas e bem-dispostas para continuarem a viagem quando amanheceu. Eu quase não dormi… olhava o tempo todo pela janelinha do barco e imaginava a possibilidade remota de um trágico naufrágio. Louca… hahaha.

Chegamos sequinhos em Sardenha e seguimos imediatamente para o primeiro camping, em Arbatax. Simplesmente fantástico. Escolhemos um acampamento pequeno – Centro Vacanze Telis Camping Villaggio – mas absolutamente lindo. Com espaços para cada família em terraços, a vista era fenomenal de praticamente todas as barracas. Que maravilha acordar olhando para o mar!!

A temperatura estava boa, mas choveu um pouco, então estreamos o “Vorzelt” que havíamos comprado – um toldo para colocar na frente da barraca. Assim pudemos expandir um pouco nossa “habitação”.

Ainda não somos uma família “pro”, então nos viramos com lanches e acabamos comendo muitas vezes no restaurante do camping. Ficamos um pouco na piscina e aproveitamos bastante a prainha local, de direto acesso do camping. Perfeito!

Com a instabilidade do tempo resolvemos desmontar a barraca e sair em busca do sol para os últimos dias de férias. Seguimos rumo a Villasimius e passamos os próximos dias lá, em um acampamento bem diferente: Villaggio Camping Spiaggia del Riso. Era meio estilo “bosque”, com muitas árvores, plano e bastante amplo. Por sorte estava vazio, pois era baixa temporada, então tivemos grande opção de onde montar a barraca. Resolvemos ficar não muito longe do banheiro, pois muitas vezes acordo durante a madrugada e não gosto de ficar andando de pijama e lanterna por aí hehehehe.

Meu marido e eu somos chatos com limpeza, o que é sempre desafiador em acampamento. Para nosso azar uma família alemã resolveu desfraldar a filha e a deixavam, apesar de apenas 52 passos (eu contei!!) de distância até o banheiro, fazer todas suas necessidades bem na árvore ao nosso lado. Sem falar que o pai escovava os dentes ali mesmo e bochechava e cuspia na mesma árvore. Então tive que ficar controlando meus filhos para não correrem descalços no “banheiro” dessa família.

Mas isso faz parte, né? Acampamento pode ser uma delícia, mas ocorrem muitos imprevistos e precisamos abrir mão do “luxo” e conforto. É preciso relevar muita coisa. Para higiene, por exemplo, levo um super kit de limpeza para banheiro, usamos havaianas para tomar banho e gasto potes de álcool gel. E pra dormir melhor compramos uma espreguiçadeira de pescaria, que vamos testar esse ano.

Adoro a experiência de acampar e cada vez me apaixono mais. Mas aprendi que é importante aceitar as coisas como elas acontecem. E ter flexibilidade e bom humor para ir contornando os desafios, sem se importar muito com o que os outros pensam – por exemplo: percebemos que as crianças podem até dormir bem, mas nós dormimos super mal, então levamos o laptop pra eles assistirem a um filmezinho quando acordam muito cedo, assim podemos esticar o sono por mais uma horinha. Ou colocamos os dois na frente da telinha quando queremos um descanso. Pouco interessa se a família ao lado é toda natureba e me jogaria tomates podres por colocar meus filhos em frente da “telinha” quando na visão deles eles deveriam estar brincando na terra. Na minha família as crianças fazem suas necessidades em penicos ou banheiro, não no pé da árvore. Então no fim cada um na sua, né? Só queremos curtir uns dias bem gostosos, com as crianças se divertindo muito e a gente bebendo vinho em copos de plástico e olhando as estrelas quando nossos filhos finalmente estão dormindo. Ou sonhando com isso, se conseguirmos pegar no sono…

Um brinde e boas férias!